O Absa Bank Moçambique, através do seu programa Ready for Art, promoveu recentemente mais sessões de formação, desta vez dirigidas à comunidade artística da Beira e de Nampula.
No âmbito deste programa contínuo de capacitação, dezenas de artistas seleccionados para a 2.ª edição do Ready for Art, lançada em Dezembro último, receberam formação em consciência empreendedora, criação de marca pessoal, comunicação eficaz e gestão artística.
“Somos um Banco com uma forte tradição no apoio às artes e à cultura em Moçambique. Acreditamos que a arte não só preserva memórias e conta histórias, mas também desempenha um papel fundamental na transformação das comunidades. Orgulhamo-nos de fazer parte da jornada de cada artista e reafirmamos o nosso compromisso em impulsionar a visibilidade da arte moçambicana. Através das montras dos nossos balcões Premier em Maputo, Beira e Nampula, promovemos a projecção nacional e internacional das expressões artísticas que ali ganham vida.”, afirmou Tânia Oliveira, Directora de Marketing e Relações Corporativas.
A formação teve como objectivo principal capacitar os artistas, fornecendo-lhes ferramentas essenciais para desenvolver carreiras sustentáveis e garantir maior visibilidade no sector criativo. Além disso, o Ready for Art destaca-se como um espaço inclusivo e dinâmico, onde a diversidade e a valorização do talento local são pilares fundamentais.
Os talentos contaram com a orientação do conceituado artista moçambicano Mateus Sithole, curador do projecto e expositor das montras Premier do Absa em 2022. A formação contou ainda com o contributo do artista Sebastião Coana, especialistas da Flow Moçambique, e dos colaboradores do Absa Bank Moçambique Denóvio Cossa, Vera Alves Pereira e Alberto Júnior.
Após esta capacitação, os artistas terão a oportunidade de expor as suas obras nas montras sob a curadoria de Mateus Sithole, consolidando, assim, o seu percurso no panorama artístico nacional.
Para os participantes, esta experiência representou mais do que uma formação – foi uma oportunidade para adquirir conhecimentos estratégicos e técnicas inovadoras que irão fortalecer o seu processo criativo e profissional.
Em simultâneo, foram lançadas três exposições inéditas, com obras de Black Bunny, Cristóvão Júnior e Dalila Dalart, patentes até 30 de Junho, em Maputo, na Beira e em Nampula, respectivamente. As criações destes artistas retratam a riqueza da diversidade artística nacional, abordando temas como as emoções humanas, o regresso às origens e a resiliência cultural de Cabo Delgado.
Ainda este ano, Chris Inácio, Princeton Jannie e Zadel Maradza, tiveram as suas exposições patentes nos balcões Premier de Maputo, na Beira e em Nampula, respectivamente.
Para os patronos de arte que não possam deslocar-se às exposições, estão disponíveis catálogos com informações detalhadas sobre as obras e os artistas participantes. Os interessados podem contactar o Balcão Premier Absa para solicitar mais detalhes sobre as criações expostas e conhecer melhor os talentos emergentes que integram esta iniciativa.
Desde o seu lançamento, em Dezembro de 2023, o Ready for Art tem sido mais do que uma plataforma para exposições – é um projecto transformador que capacita artistas locais, ajudando-os a converter talento em reconhecimento profissional. Com mais de 42 artistas formados até à data, o programa reafirma o compromisso do Absa Bank Moçambique em impulsionar um impacto sustentável no panorama cultural e artístico nacional. (COMUNICADO À IMPRENSA)