Por Luis Nhachote, em Genebra
O Presidente da República(PR), Daniel Chapo, vai intervir hoje, dia 20, como principal orador de um painel de alto nível da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) que se realiza em Genebra, na Suíça. O evento se configura numa oportunidade estratégica para posicionar o país na esfera do debate global sobre adaptação climática e sistemas de alerta precoce.

Chapo se deslocou a Genebra a convite da Secretária-Geral da OMM, Andrea Celeste Saulo, inscrevendo o reconhecimento da experiência acumulada pelo país na gestão de riscos naturais, particularmente em zonas costeiras e fluviais, onde a vulnerabilidade climática tem se manifestado com bastante intensidade.
Com o tema, “Aviso Prévio para Todos e o Papel dos Serviços Meteorológicos e Hidrológicos Nacionais” , o PR defende a soberania científica africana na produção de conhecimento climático.
Ontem o PR manteve um encontro com a comunidade mocambicana residente na Suica onde destacou a importância da participação de Moçambique num fórum internacional sobre mudanças climáticas, realçando o papel de liderança do país na prevenção e resposta a desastres naturais. Segundo o PR, a diplomacia climática constitui uma das prioridades da sua deslocação, sublinhando que Moçambique tem vindo a demonstrar uma capacidade notável de mitigação dos impactos de fenómenos extremos, como cheias e ciclones.
A agenda do Presidente também inclui encontros bilaterais com as autoridades da Confederação Suíça e com diversos responsáveis de organismos multilaterais baseados em Genebra, bem assim com Embaixadores e Representantes Permanentes da CPLP acreditados junto das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais, homens de negócios e com a comunidade moçambicana residente naquele país europeu.

Nesta deslocação o Chefe de Estado esta acompanhado pelos ministros das Comunicações e Transformação Digital, Américo Muchanga; Saúde, Hussene Isse; secretários de estado dos Negócios Estrangeiros e Comunidade Moçambicana no Exterior, Maria de Fátima Manso; Ambiente, Gustavo Sobrinho Djedje; presidente do Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres, Luísa Meque; embaixador de Moçambique na Suíça e representante permanente nas Nações Unidas em Genebra, Geraldo Saranga, quadros da Presidência da República e de outras instituições do Estado. (Moz24h)
