O BCI promoveu, nesta quarta-feira (20), uma palestra sobre educação financeira, na Escola Primária e Secundária SOS Hermann Gmeiner, por ocasião da 12ª edição da Semana Internacional do Dinheiro (Global Money Week), organizada sob o lema “Proteja o seu dinheiro, assegure o seu futuro”. Mais conhecida por SOS, a escola localiza-se no bairro de Laulane.
O programa envolveu mais de uma centena de alunos do ensino secundário e pré-universitário, que participaram nas sessões de animação e debate sobre poupança, orientadas por Inória Neves e Orlando Tembe, gestores do Banco.
Para além da oportunidade que tiveram de aprofundar conhecimentos sobre planeamento financeiro, gestão do dinheiro, dos recursos, entre outros, e de expor as suas questões relacionadas com as temáticas apresentadas, bem como as suas experiências, os alunos participaram em jogos interactivos que os habilitaram a ganhar brindes diversos oferecidos pelo Banco.
Segundo testemunhou a aluna Melda, da 10ª classe, “não só nós, mas muita gente precisa desta palestra. É muito importante economizar o dinheiro que temos. Enfrentamos vários obstáculos que aparecem na nossa vida, e precisamos mesmo de dinheiro. Muito obrigado BCI”, disse.
Já para o director da escola, Rodrigues Xavier, “a palestra serviu para a partilha de conteúdos. É uma ideia muito louvável do BCI, porque as crianças vão levar a informação para as suas famílias. O que tenho a dizer é que estas iniciativas devem continuar. No fundo, quem fica a ganhar é o país. A poupança pode ser desenvolvida por uma criança, chegar à família, à zona e alcançar muita gente”.
Refira-se que a Global Money Week é uma iniciativa da Child & Youth Finance International (CYFI), fundada em Abril de 2012 em Amesterdão, Holanda, e tem por principal objectivo promover a inclusão financeira e a educação para a cidadania económica e fomentar o empreendedorismo juvenil nas crianças e jovens em todo mundo. (Comunicado)