Economia

Moçambique deixa Lista Cinzenta do GAFI e reforça credibilidade internacional

 

Por Quinton Nicuete

Moçambique saiu oficialmente da Lista Cinzenta do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI), na qual se encontrava desde 2022 devido a fragilidades no combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo. A decisão foi ratificada durante a sessão plenária do GAFI, realizada no Centro de Conferências da OCDE, em Paris, França.

A saída da lista resulta da implementação bem-sucedida de reformas recomendadas pelo GAFI, incluindo o reforço da supervisão financeira, a melhoria da coordenação interinstitucional e uma monitorização mais eficaz de ONG e da sociedade civil.

Segundo a ministra das Finanças, Carla Loveira, citada pelo jornal Notícias, a avaliação positiva foi conduzida tanto por especialistas do GAFI em Moçambique como pelo Grupo de Revisão da Cooperação Internacional (ICRG), que analisou os relatórios de progresso do país.

“O trabalho desenvolvido em todos os níveis do Estado permitiu executar integralmente o plano de ação acordado com o GAFI, abrindo caminho a esta decisão favorável”, afirmou a ministra. De acordo com ela, a saída da Lista Cinzenta vai reduzir o risco financeiro do país, reforçar a confiança nos mercados nacionais e melhorar o ambiente de negócios. Diz Loveira citado pelo Jornal Notícias.

Especialistas destacam que esta conquista é fruto de um esforço coletivo que envolveu governo, instituições públicas, setor privado e sociedade civil, e marca o início de uma nova fase de consolidação das boas práticas e integridade financeira em Moçambique. (Moz24h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *