Por Estacio Valoi
A Vulcan Mozambique SA, empresa mineira que opera na província de Tete, distrito de MOATIZE continua a operar mesmo depois da decisão do tribunal administrativo Provincial ter decidido paralisar as seções 4 e 6. Está claro que estão perante um crime de desobediência. Os moradores tem denunciado e enviado imagens (fotos e vídeos) que provam que as ordens do tribunal foram totalmente ignoradas pela Vulcan Mozambique S.A.
Segundo moradores de Moatize contactados pelo Moz24h “está claro que a Vulcan não respeita a saúde e o bem estar das comunidades de MOATIZE, a comissão tem recebido muita pressão dos moradores de forma a deixá-los invadir a mina e paralisar as actividades até que a situação seja resolvida uma vez que a companhia não respeita a decisão do tribunal.
O Moz24h sabe que a Vulcan sobre a poluição em MOATIZE (“Vulcan submeteu um recurso ao Tribunal Administrativo para recorrer da decisão por não. concordar com a decisão de paralização das seções 4 e 6 o qual foi enviado a Maputo no dia 13/01/ 2025 ate aqui enquanto a resposta não. chega, a empresa continuam a prejudicar milhares de vidas}. (Moz24h)
Leia texto na integra: