Por Quinton Nicuete
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, classificou como acto terrorista a destruição causada por manifestantes no distrito de Ancuabe, durante os protestos ocorridos em 23 de dezembro de 2024. A declaração foi feita após uma visita às áreas afectadas, incluindo a Escola Secundária de Mariri, a residência do chefe do Posto Administrativo de Meza, a Secretaria Administrativa e o Posto Policial.
Na Escola Secundária de Mariri, os manifestantes destruíram o armazém, saquearam os produtos alimentares do Centro Internato, danificaram a secretaria e as residências dos professores, além de sacrificarem cabeças de gado caprino. Na sede do Posto Administrativo de Meza, a residência do chefe do posto, a Secretaria Administrativa e o Posto Policial também sofreram danos significativos.
Os actos de vandalismo ocorreram como forma de protesto contra os resultados das Eleições Gerais de 2024. O governador enfatizou a gravidade da destruição e manifestou preocupação com o impacto das ações sobre a comunidade local, particularmente os estudantes e professores da Escola Secundária de Mariri, que atende 820 alunos com o apoio de 29 docentes.
Apesar dos danos, Valige Tauabo encorajou as autoridades administrativas, a população e o corpo docente a manterem a resiliência e a darem continuidade ao processo de ensino e aprendizagem, enquanto o Governo trabalha para reparar as infraestruturas afectadas.