Por Quinton Nicuete
Um cidadão encontra-se detido na 4ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), em Pemba, por envolvimento na posse e comércio ilegal de marfim. O suspeito foi surpreendido com 12 pontas de marfim, totalizando 28 quilos, quando tentava vendê-las num dos bairros da cidade.
De acordo com a porta-voz da Polícia da República de Moçambique em Cabo Delgado, Eugénia Nhamushua, o indivíduo saiu da vizinha província de Nampula no dia 16 de maio, com destino a Pemba, onde deveria fechar o negócio. A operação foi frustrada no dia 18 de maio, graças à pronta intervenção das autoridades após uma denúncia.
O ponto de encontro e de hospedagem dos envolvidos era a residência de um homem que, segundo a polícia, seria a pessoa que poderia intermediar o negócio da venda das pontas do marfim. No momento da chegada das autoridades, tanto o suposto dono do produto como o proprietário da casa puseram-se em fuga.
Durante a operação, a esposa do proprietário da residência e o principal suspeito foram levados para interrogatório. A mulher foi posteriormente libertada por não se apurar envolvimento direto no crime.
O detido confessou o envolvimento, mas afirmou desconhecer a proveniência das pontas de marfim. Disse que, por estar em dificuldades financeiras, aceitou o convite de um conhecido para viajar até Pemba e procurar compradores. No momento da abordagem, o cúmplice fugiu e desde então deixou de atender às chamadas telefónicas.
A Polícia da República de Moçambique continua a investigar o caso para localizar os fugitivos e apurar a origem do marfim. O detido aguarda pela legalização da sua prisão nas próximas horas. (Moz24)