Investigação

Cancelada movimentação da ‘associação para delinquir” dentro da AQUA no contrabando de madeira

Foto: Estacio Valoi -2024-08-28-10-36-17_1
Foto: Estacio Valoi -2024-08-28-10-36-17_1

Por Estacio Valoi

 

Depois da publicação do Moz24h sobre uma da ‘ associação para delinquir” no contrabando de madeira montada na AQUA de Cabo delgado pelo seu delegado já de saída, juntamente com o seu fiscal Olaf Mahado -seu braço direito, pronta a ser distribuída pelo pais, eis que de Maputo o plano do delegado já “exonerado” faltando apenas deixar os escritórios vê seu plano maquiavélico posto a saia justa- cancelado

Enquanto os Peões do delegado  Jorge Tassicane Mbofana na AQUA,   montada uma “associação para delinquir”  envolvida no contrabando de madeira tentava a socapa ser movimentada de norte para centro e sul do Pais , com o combustível segundo fontes do Moz24h adquirido das bombas de combustível china PEC , o dono um chines de Montepuez  indicado como também envolvido no contrabando de madeira com grandes quantidades armazenadas no seu parque , uma vassourada caia sobre a rede. A movimentação dos fiscais do Mbofana, com ordens expressas a partir de Maputo sucumbia antes da partida.

“ Desde que Mbofana é delegado e esta aqui em Pemba Cabo Delgado ele só levanta combustível nas bombas  da China PEC, não existe nenhum contracto com a China PEC, nem o bloco administrativo sabe , porque a administração não sabe de nada mesmo.

A movimentação que era suposto ter sido feita ontem segunda feira foi abortada a partir de Maputo e o combustível foram buscar no China PEC , não se paga porque dinheiro nem o Mbofana e sua equipe tem , por isso os fiscais estavam ate ser movimentado sem per diem -ajuda de custos . eles apenas levam o combustível na China PEC.

Ha sinais de corrupção aqui porque esta empresa esta a explorar madeira e o representante da empresa esta baseado em Montepuez. Faz parte do grupo dos 12 juntamente como Famoso chines no contrabando de madeira faz décadas “Cabeça Grande”.

O dono da China PEC proíbe as pessoas de entrar na empresa dele, no estaleiro que esta cheio de madeira.”  Siga o link: https://moz24h.co.mz/associacao-para-delinquir-peoes-montados-na-aqua-cabo-delgado-no-contrabando-da-madeira/

E acrescentaram relatos sobre ameaças. “Temos ca um jovem de nome Bonifácio aqui da AQUA que foi ameaçado por Jorge  Mbofana e seu chefe da   fiscalização Alafo Mahando porque ele reclama muito sobre o Sistema de gestão instalado.” Disseram denunciantes que enfatizaram que o caso esta a caminho da procuradoria provincial assim como vai se apelar a regulamentação do comércio internacional de espécies de madeira protegidas pela Convenção sobre o Comércio Internacional das Espécies da Fauna e Flora Selvagens em Perigo de Extinção (CITES) assim como solicitam que seja feita um auditoria na AQUA-(CD)

(Moz24h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *