O BCI participou no Fórum Empresarial Moçambique – Índia, realizado recentemente, no distrito de Marracuene, no âmbito da 59ª edição da Feira Internacional de Maputo, que juntou empresários dos dois países.
No encontro, Aires Mourão, Director Comercial de Grandes Empresas (BCI), iniciou a sua apresentação fazendo uma análise do contexto macroeconómico, com particular enfoque para o sistema bancário nacional. Apresentou, de seguida, o pacote de ‘Soluções integradas para Apoio ao Investimento Estrangeiro’, no caso concreto aos empresários indianos, sublinhando o compromisso do Banco: “promover o desenvolvimento do país, através do apoio ao sector empresarial, com acompanhamento dedicado e soluções integradas”.
Nesse Fórum, Aires Mourão fez uma apreciação positiva dos resultados da interação com os empresários indianos, apontando os benefícios do ambiente e intercâmbio proporcionado pelo evento, recordando que “a Índia é um dos maiores investidores históricos do país e com empresas participadas no topo da lista dos exportadores em Moçambique, especificamente no sector mineiro. É um parceiro altamente estratégico olhando para a relação já existente, e para futuros projectos”, disse.
Num outro desenvolvimento, o Director Comercial de Grandes Empresas elencou um conjunto de valências que colocam o BCI como um parceiro seguro. “Além de produtos e serviços que temos de excelência, somos um Banco parceiro e muito próximo dos nossos clientes. Somos um banco transversal, preparado para oferecer linhas específicas para as necessidades que vão de encontro aos investidores estrangeiros no nosso mercado”, garantiu.
Recorde-se que o BCI tem tido um papel activo na promoção do investimento estrangeiro e de soluções especializadas para investidores quer internacionais ou ainda nacionais. Foi nesse contexto que, em Junho passado, acolheu, no seu auditório, em Maputo, o Fórum de Negócios Moçambique – Itália, um encontro empresarial que visava promover igualmente o intercâmbio e exploração de oportunidades de investimentos entre as empresas moçambicanas e italianas de diversos sectores vitais da economia. (Comunicado)