O BCI e a Counterpart International promoveram, na Escola Primária Completa de Pontia, no distrito de Magude, província de Maputo, um momento de convívio que juntou mais de uma centena de crianças, por ocasião do dia internacional da criança. Tendo como mote “O Nosso Futuro Brilhante”, o evento constituiu uma oportunidade para proporcionar um dia diferente às crianças.
Sob forma de feira, várias actividades foram realizadas, em coordenação com a Direcção Provincial de Educação e os Serviços de Educação Juventude e Tecnologia do Distrito de Magude, e com a participação de parceiros que dinamizaram actividades de saúde, educação financeira, entre outras. Na ocasião, as crianças receberam brindes diversos que incluem sacolas, mealheiros, balões, kits de lanche, entre outros.
Para o representante do BCI em Magude, Vicente Sauane, tratou-se de uma ocasião ímpar para “nos juntarmos aos mais pequenos e partilharmos as nossas experiências e conhecimento, num ambiente alegre e de muita diversão”. Foi igualmente “uma oportunidade para o Banco reafirmar e reforçar o seu compromisso de apoio às comunidades em que está inserido”.
Por sua vez, em representação da Counterpart International, Frenk Nhamuend, director interino do projecto “O Nosso Futuro Brilhante”, reiterou a importância dos laços entre as duas instituições, em benefício da sociedade. Referiu que investir nas crianças, “é apostar no futuro do país”, por isso, “hoje queremos deixar uma mensagem de carinho, de apreciação às crianças, e de compromisso, porque vamos continuar a lutar em prol dos direitos das crianças, para uma melhor educação, saúde e mais direitos”.
A Counterpart International, conforme salientou o director interino, ao nível da província de Maputo, trabalha em quatro distritos, implementando vários projectos, com foco na alimentação escolar, formação dos professores, distribuição de material escolar, apoio aos clubes da rapariga, grupos de leitura e estão abrangidas mais de 75 mil crianças. (Comunicado)