Economia

Agência Dos EUA Confirma Apoio ao Projecto da Altona Rare Earths em Moatize

A Agência de Comércio e Desenvolvimento dos Estados Unidos da América (USTDA) confirmou a sua intenção de apoiar o projecto de terras raras no Monte Muambe, localizado em Moatize, na província de Tete, centro de Moçambique, liderado pela mineradora britânica Altona Rare Earths, cotada na bolsa de Londres.

De acordo com a revista comercial semanal sul-africana Mining Weekly, a confirmação foi dada neste domingo, 8 de Fevereiro, na Cidade do Cabo, na África do Sul, pelo director de Operações da USTDA, Thomas Hardy, durante o seu discurso na reunião de alto nível sobre “a assistência dos EUA a projectos críticos de mineração na África Subsaariana”.

Segundo a publicação, o apoio da USTDA visa ajudar a definir o caminho técnico e financeiro para o desenvolvimento do Monte Muambe, com foco na produção de elementos de terras raras necessários para ímans permanentes de alta resistência, aplicações de defesa e tecnologias de transição energética, acrescentando que o mesmo está sujeito à celebração de um acordo de subvenção formal, que está em fase de preparação.

Citado na matéria, o CEO da Altona, Cedric Simonet, afirmou que esta parceria é um claro reconhecimento do progresso da empresa em Moçambique, bem como reforça o objectivo comum de desenvolver um projecto de crescente relevância estratégica. “O Monte Muambe pode desempenhar um papel destacável na construção de cadeias de abastecimento globais mais resilientes, tanto para terras raras como para fluorita”, comentou.

Na sua intervenção, Simonet avançou que a Altona espera receber em breve os resultados dos ensaios da sua recente campanha de perfuração de fluorita e gálio, enfatizando que “prevê que esses resultados, e a consequente estimativa de recursos minerais, demonstrarão que o componente de fluorita no Monte Muambe representa um projecto de mineração viável e de significativo interesse”.

A Altona Rare Earths é uma empresa focada em projectos de matérias-primas essenciais em toda a África, incluindo terras raras, fluorita, gálio, cobre e prata. O seu principal projeto, Monte Muambe, em Moçambique, apresenta mineralização de múltiplos recursos minerais com uma licença de mineração de 25 anos, enquanto a empresa também avança com o projeto de cobre e prata Sesana, em Botsuana.

Em Monte Muambe, a Altona estabeleceu o seu primeiro recurso JORC para terras raras, está a avançar com um plano de desenvolvimento em nível de escopo e pretende acelerar a produção de fluorita de grau ácido para aplicações em energia limpa, alta tecnologia e indústria.

A empresa está ainda a avaliar a recuperação de gálio a partir de rejeitos de fluorita e continua a busca de activos adicionais que se encaixem na sua estratégia de monetização a curto prazo combinada com crescimento a longo prazo no fornecimento de minerais críticos. (DE)

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video