A Rede Viária de Moçambique (REVIMO) e o Conselho Municipal de Marracuene , assinaram esta Segunda-feira um memorando de entendimento com vista à melhoria da recolha, remoção e gestão de resíduos sólidos ao longo da Estrada Circular de Maputo, da Estrada Nacional Número Um (N1) e do acesso à ponte da Macaneta.
O acordo tem como principal objectivo reforçar a fiscalização e promover acções de sensibilização junto das comunidades locais, com o intuito de travar a deposição ilegal de lixo e a ocupação indevida das zonas de protecção parcial das vias rodoviárias.
A iniciativa surge em resposta às preocupações manifestadas pela REVIMO e pelo Município de Marracuene, que identificaram a existência de focos de lixo doméstico em alguns troços concessionados, com destaque para Chiango–Zimpeto e Marracuene–Zimpeto.
Segundo o presidente do Conselho Municipal de Marracuene, Shafee Sidat, a implementação deste memorando irá contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos munícipes e para o bem-estar das comunidades onde os resíduos têm sido depositados de forma inadequada.
No âmbito do cumprimento do acordo, a REVIMO compromete-se a financiar e a disponibilizar meios humanos, equipamentos e logística necessários para a execução dos trabalhos. A informação foi avançada pelo presidente do Conselho de Administração da concessionária, Constantino Gode.
Por sua vez, Shafee Sidat sublinhou a importância da parceria para a vila de Marracuene, referindo que a autarquia nunca recebeu as taxas de gestão de resíduos sólidos cobradas aos consumidores pela Electricidade de Moçambique (EDM). O edil destacou ainda que o município produz, em média, cerca de sete toneladas de lixo por dia, o que torna urgente a implementação de soluções sustentáveis para a gestão dos resíduos sólidos. (X)

Leave feedback about this