Por Quinton Nicuete
Pemba, Cabo Delgado –Três indivíduos foram detidos esta semana pela Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, por suspeita de envolvimento em uma rede de roubo de motorizadas. A apresentação pública dos suspeitos ocorreu no dia 21 de abril de 2025, na área da Quarta Esquadra, no bairro Mahate.
Segundo informações prestadas pelo porta-voz da PRM ao nível de Cabo Delgado, Aniceto Magome, os jovens estavam na posse de 18 motorizadas, além de instrumentos contundentes utilizados para facilitar os furtos. A polícia afirma que os mesmos vinham sendo monitorados há bastante tempo, tendo sido apontados como principais suspeitos de vários crimes similares registados em diferentes bairros da cidade.
Durante a apresentação à imprensa, os detidos confessaram a autoria dos crimes. Um deles explicou o modus operandi utilizado para os roubos:
“Roubávamos nas igrejas ou nos bairros. Quando encontrávamos as motorizadas, puxávamos um pouco, depois cortávamos o cabo de ignição e manivelávamos. Seguíamos com a motorizada para entregar ao nosso mestre, que tratava de desmontar ou mudar de rosto para vender a alguém viciado.”revelou um dos integrantes da quadrilha.
Outro dos envolvidos, no entanto, tentou distanciar-se das acusações, alegando que apenas conhecia os jovens, mas que não fazia parte da rede:
“Esse daqui vinha pedir chaves para desmontar e montar as suas peças. Eu não faço parte”, afirmou o terceiro suspeito.
A polícia continua a investigar o caso, tendo já iniciado diligências para identificar outros possíveis envolvidos no esquema. O porta-voz da PRM indicou que a corporação está determinada a combater com firmeza este tipo de criminalidade urbana que tem gerado preocupação entre os cidadãos.
As autoridades exortam a população a colaborar com informações que possam levar à captura de outros elementos da rede, reforçando que o combate ao crime é uma responsabilidade coletiva. (Moz24h)