Por Estacio Valoi
Depois de no passado sábado (18h) a população de Macaia, Nanoa “A”, Nicuita e Nannhomane terem relatado sobre a presença de supostos insurgentes pondo em pânico toda a população naquela área desde pecadores que testemunharam sobre a presença de homens fortemente armados.
Nanoa “A” é apontada como um corredor estratégico usado pelos rebeldes para se deslocarem entre distritos do sul e norte da província. Depois do mais recente alerta dos referidos Pescadores, esta semana as aldeias de Nanoa, Mitepo , Meagane foram palco de um ataque terrorista onde 11 pessoas foram mortas.
Segundo fontes em Ancuabe contam que as pessoas foram encontradas desprevenidas enquanto exploravam ouro no Rio Montepuez
“ um grupo de pessoas estava nas mata a cavar ouro no rio Montepuez. 11 destes foram mortalmente alvejados. Algumas dessas pessoas eram da aldeia Nanoa e outras de Mitepo, foram mortos e ontem mais uma pessoa foi baleada na aldeia Mehegane. Não sei quantas casas foram queimadas mas há rumores de que este grupo de pessoas chamadas de terroristas vivem em Ngura. Começo a acreditar, Ngura nunca foi atacada mesmo com as pessoas a cavar no rio Montepuez, nunca foram atacadas dizem que estavam uniformizados a estilo islâmico, com rostos cobertos para evitar que alguém os reconhecesse. Outros dizem que são da base militar isso é o que esta a acontecer, ninguém foi decapitado, todos baleados.”
Relembrar que na noite de Segunda -feira ultima 31 de março de 2025, um grupo de insurgentes invadiu a aldeia de Mihegane, no distrito de Ancuabe, espalhando pânico entre os moradores (Moz24h)