Jazz, Pop & Rock é a proposta musical para segunda edição do Maputo Global Concert que terá lugar na terça-feira, dia 24 de setembro, na icónica Galeria do Porto de Maputo, prometendo uma noite vibrante de música global.
O evento contará com a participação especial do saxofonista norte-americano Paul Nicholas Roth, professor da Universidade da Califórnia, San Diego, e de dois gruposda música moçambicana: o Kuche Quartet, liderado pelo saxofonista Timóteo Cuche, e a banda de Pop-Rock “Indigo Blue”, liderada por Xavier Machiana (ex vocalista da banda Rockfeller’s).
O Maputo Global Concert, idealizado por Timóteo Cuche, docente na Universidade Eduardo Mondlane e investigador júnior no Instituto de Etnomusicologia de Portugal, visa promover a interculturalidade e o diálogo global através da música. E, conta com a parceria de Chico Matada, fundador do Global Club Night em Helsínquia, Finlândia e de Xavier Machiana e Indigo Blue. Esta iniciativa une músicos, pesquisadores e educadores de diferentes partes do mundo, focados em usar a música como ferramenta de conscientização e transformação social.
A primeira edição teve lugar em abril do presente ano e contou com a participação de músicos da Finlândia, Tanzânia e Moçambique, provenientes da Universidades de Artes de Helsínquia, Universidade de Makumira da Tanzânia e Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique.
Paul Nicholas Roth:
Paul Nicholas Roth, saxofonista e musicólogo norte-americano, Mestre em PerformanceJazz e Musicologia pela Universidade de Nevada e candidato a doutorado pela Universidade da Califórnia, San Diego, onde pesquisa as filosofias do músico de jazz Don Cherry. Paul é também docente no Engaged Teaching Hub da Universidade da Califórnia, San Diego, e no programa de jazz da Universidade de Califórnia, Irvine. Além disso, é curador do coletivo nettnett em Tijuana, México.
Durante setembro e outubro de 2024, Paul será professor convidado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade Eduardo Mondlane, onde irá colaborar com Timóteo Cuche na disciplina de saxofone e na prática de música global. No concerto de 24 de setembro, Roth se apresentará ao lado do Kuche Quartet.
Kuche Quartet:
Liderado por Timóteo Cuche, o Kuche Quartet é uma jovem formação de jazz composta por Cremildo Chitará (bateria), Realdo Salato (baixo) e Nicolau Cauaneque (teclado). O grupo, que esteve ausente dos palcos moçambicanos nos últimos anos devido à residência de Cuche em Portugal, onde frequenta os seus estudos de doutoramento está de volta com novas composições que serão apresentadas no dia 24 de Setembro na Galeria do Porto de Maputo juntamente com o Saxofonista Paul Roth.
Indigo Blue:
A banda moçambicana Indigo Blue, liderada pelo vocalista Xavier Machiana, trará ao concerto uma fusão moderna de pop-rock com raízes profundas na cultura moçambicana. O grupo é composto por Ray Mauele (teclados), Mole Mussoco (baixo), Ivan Ferreira (bateria), Silvio Ferrão (guitarra) e os saxofonistas Timóteo Cuche e Paul Roth, adicionaram as suas expertises ao som único da banda.
O Maputo Global Concert oferece uma oportunidade singular de celebrar a riqueza musical e cultural de Moçambique, além de fortalecer os laços artísticos internacionais. É uma plataforma para o intercâmbio de ideias, promovendo o diálogo cultural e o desenvolvimento artístico no país.
O concerto está agendado para as 18:30 horas de terça-feira, 24 de setembro de 2024, na Galeria do Porto de Maputo. Não perca esta celebração imperdível da diversidade musical global!
Para mais detalhes ou credenciamento de imprensa, entre em contato com: