Por João Nicuete
Imundice toma conta do hospital provincial de Pemba, a maior unidade sanitária da província de Cabo Delgado, pacientes e acompanhantes estão revoltados com o descaso onde segundo o relato um diz “sempre suplicam ou pede humildemente e insistentemente por limpeza nos banheiros mas nada é feito”
Os forros dos leitos se amontoam nos banheiros junto à própria falta de prioridade em higienizar o local com risco de queda com piso imundo e molhado!
Além do risco de infecção o cheiro é horrível e o risco eminente toma conta do lugar. Imagens captada hoje pela nossa reportagem, mostram o descaso. “Como se alimentar em um lugar destes”? questiona um outro paciente aceitou falar em anonimato.
“O que está havendo aqui senhor jornalista é da mentira e da hipocrisia que nem direito a higiene os pacientes têm mais, veja só alguns sanitários dos funcionários ficam fechados e bem higienizados. É mais do que bem claro os riscos de entrar ruim e sair pior que os pacientes estão tendo? Cadê os responsáveis para fiscalizarem mais este descaso que compromete a saúde pública? E a vigilância Sanitária? Este é o grande hospital da província mano”, enfatizou.
Tendo terminado dizendo “como sempre, a direcção da maior unidade sanitária de Cabo Delgado, carimba uma autêntica vergonha por trás da situação de imundície.
Um outro problema que preocupa os utentes do hospital provincial de Pemba, é da falta de água onde os pacientes e acompanhantes são obrigados a trazerem o precioso líquido nas suas residências. (Moz24)