A tempestade tropical moderada Filipo entrou no país através da província de Inhambane, pelo distrito de Inhassoro, às 5 horas de hoje. O fenómeno evoluiu para tempestade tropical severa.
O Instituto Nacional de Meteorologia alerta que nas prόximas 24 horas, o sistema continuará a deslocar-se progressivamente na direcção sudoeste, o que vai afectar as temperaturas com chuvas muito fortes, vento máximo de 90 Km/h e rajadas até 120 Km/h nas províncias de Inhambane, Gaza e Maputo.
Em Inhambane, o alerta vai para os distritos de Homoine, Funhalouro, Inharrime,Jangamo, Mabote, Massinga, Zavala, Morrumbene, Massinga, Vilankulo, Inhassoro, Govuro, Panda e Cidades de Maxixe e Inhambane.
Já em Gaza, serão afectados os distritos de Massingir, Chókwe, Chongoene, Bilene, Limpopo, Mandlakazi, Chicualacuala, Mapai, Mabalane, Chigubo, Chibuto, Guijá, Chongoene e cidade de Xai-Xai.
Manhiça, Marracuene, Boane, Magude, Matutuine, Moamba, Namaacha, Cidades da Matola e Maputo serão os fustigados pela intempérie.
Face à ocorrência de ventos fortes, trovoadas e chuvas muito fortes, recomenda-se a tomada de medidas de precaução e segurança. ()