A Ministra do Trabalho, Género e Acção Social, Ivete Alane, disse hoje, em Maputo, que o Festival para Elas, denominado FESTELAS é um espaço de celebração do talento feminino e representa não apenas uma expressão cultural e artística, mas também um movimento de reconhecimento e fortalecimento da mulher em todas as esferas da nossa sociedade.
Falando na cerimónia de lançamento desta iniciativa da empresa Marrabenta SET, lda, Alane referiu que o FESTELAS ao reunir mulheres de diferentes áreas — da cultura ao desporto, da educação ao empresariado, do activismo às instituições públicas e privadas —, reforça o compromisso com a inclusão, a equidade e a justiça social.
“O Festival para Elas é um espaço de celebração do talento feminino, onde a criatividade das nossas mulheres é exaltada por meio da música, da moda, do teatro, da literatura e de tantas outras manifestações culturais”, afirmou a governante para depois sublinhar que a cultura é uma ferramenta poderosa para a transformação social, e neste palco, cada expressão artística ecoa as histórias de resiliência, de superação e de triunfos das mulheres moçambicanas.
Antes de declarar formalmente lançado o Festival para Elas (FESTELAS), a governante mostrou-se esperançada em ver esta iniciativa cultural a inspirar os moçambicanos a continuarem a luta por um Moçambique mais justo e igualitário, onde a voz das mulheres seja ouvida e respeitada.
Segundo Ivete Alane, a verdadeira igualdade se constrói com unidade, sororidade e a firme convicção de que um mundo melhor só é possível quando todas as pessoas, independentemente do género, gozam das mesmas.
“Com estas palavras, desejo a todas e a todos um excelente Festival e declaro lançado o Festival Para Elas – FESTELAS!”, sentenciou.
O que é FESTELAS
Segundo David Abílio, produtor do Festival, o FESTELAS é uma iniciativa de carácter artístico-cultural promovido pela Empresa da Marrabenta S.E.T. com o intuito de proporcionar empoderamento, conhecimento, troca de experiências e fortalecimento das causas femininas, entre outras temáticas candentes da actualidade. Assenta no ecoar de Vozes de Mulheres nas mais diversas lides da sociedade.
Trata-se, ainda, de um movimento cultural que pretende reunir mulheres, em particular, e a sociedade, em geral, para diálogos multitemáticos que possam impulsionar acções de transformação e promoção da equidade de género, justiça e inclusão social.
“A primeira edição do FESTELAS está inserida nas celebrações do Dia da Mulher Moçambicana e no calendário das comemorações dos 50 Anos da Independência Nacional. Porque o mesmo tem como epicentro a Mulher Moçambicana, será um evento marcante que ocorrerá no período de Março a Abril de 2025, tendo como momento mais alto o dia 7 de Abril”, frisou o produtor, intervindo na cerimónia de lançamento do projecto.
Inspirado no Jubileu de Ouro da Independência Nacional, esta edição do FESTELAS, acrescentou, será realizado sob lema “As Cinquenta”, em homenagem e reconhecimento de cinquenta mulheres excepcionais pelo contributo significativo, em diversas áreas, para a promoção do desenvolvimento integrado do nosso país.
David Abílio explicou que o evento, que se pretende anual, consistirá na realização de concertos, simpósios, feiras, exposições e celebrações voltadas para a valorização do papel da Mulher na sociedade, destacando lutas, conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres moçambicanas ao longo dos anos.
O FESTELAS assenta numa lógica inclusiva e participativa em que as criações artísticas e performances terão uma produção colectiva e intergeracional, ligando profissionais, amadores e cidadãos anónimos apreciadores das artes e cultura. Espera-se, deste modo, criação de obras de instalação e performances inéditas.
“Portanto, hoje, celebramos a força, a criatividade e a diversidade feminina. Este festival é uma homenagem a todas as mulheres que, com suas histórias e talentos, enriquecem a nossa cultura.
Esperamos que cada um dos eventos e actividades deste festival inspire e fortaleça a nossa comunidade. Vamos juntas e criar um espaço de ligação entre pessoas e celebrar, pois, estamos em festa!”, sublinhou, a terminar, o Director Geral da Marrabenta SET e produtor do Festival Litho de nome próprio Paulo David Sithoe
LINK: https://youtu.be/EI5xjjo0lXc?si=nmsuLceQlGYjlJJt