O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) abre a sua programação de 2026 com um concerto especial de Hot Blaze, também conhecido como Doutor Amor, marcado para esta Sexta-feira, 13 de Fevereiro, às 20h, na Sala Grande.
Alinhado ao mês do amor, o espectáculo percorre todas as fases de um relacionamento — da paixão intensa aos desafios da convivência — através do vasto repertório do artista, que interpretará temas dos seus quatro álbuns, acompanhado pela sua banda.
Esta abertura assinala não apenas o início de um novo ano de programação, mas também uma nova etapa no percurso cultural do CCFM, abrindo espaço a novas linguagens, encontros e colaborações, e aproximando o centro do público mais jovem.
Junte-se a nós para uma noite memorável de canções e emoções com Doutor Amor, perfeita para aquecer corações na véspera do Dia dos Namorados.
concerto de abertura
13 fev. (sex.)
20h | sala grande
bilhetes: 700mt – normal 600mt – Clube Cultural *300mt – estudantes
venda física a partir de 11 Fev., na Recepção do CCFM
* apenas 50, na Recepção do CCFM
o homem dos chapéus e os sonhos que voam Circo Wezu
A programação dos Sábados das Criançasde 2026, no Centro Cultural Franco-Moçambicano, começa no próximo dia 14 de Fevereiro, às 10h30, no Auditório, com um circo apresentado pelo Circo Wezu.
A apresentação, proposta por Yuck Miranda, Artista Associado 2026, traz OHomem dos Chapéus, que chega com uma mala cheia de chapéus mágicos, cada um guardando uma história, um sentimento ou um sonho. Ao abrir os chapéus, o espaço transforma-se: as acrobacias aéreas na lira e no tecido dão vida aos sonhos, mostrando como podem voar e como crescer exige coragem, leveza e confiança.
Com humor e conversa afectuosa, a performance convida as crianças a participar, sonhar e acreditar que cada uma carrega dentro de si um chapéu invisível cheio de possibilidades.
Traga as suas crianças para uma manhã mágica e cheia de surpresas!
uma proposta de Yuck Miranda —artista associado 2026
14 fev. (sáb.)
10h30 | auditório
gratuito
programa familiar
Apoio:Millennium bim
Funcho por João Costa
Está actualmente em exibição no Centro Cultural Franco-Moçambicano, em parceria com o Millennium bim, a exposiçãoFUNCHO – por João Costa, inaugurada em Dezembro de 2025. Com curadoria de Filipe Branquinho e produção da Art Dispersion, a mostra revisita o vasto acervo de um dos fotógrafos profissionais mais antigos de Moçambique, cujo percurso atravessa o período colonial e o pós-independência.
Centrada nos anos 70, a exposição evidencia a longevidade de um olhar atento às transformações do país e sublinha a relevância histórica e cultural do seu trabalho. A mostra ficará patente patente ao público até 14 de Março de 2026.
Visite-nos!
patente até 14 mar. 2026
entrada livre
visitas 2ª a 6ª: 10h-18h Sábado: 10h-14h
contacto para visitas guiadas:
mediation@ccfmoz.com
Apoio:Millennium bim
aulas de francês para crianças 7 aos 11 anos
O contacto com uma nova língua desde cedo tem um impacto significativo no desenvolvimento cognitivo, na confiança e na abertura cultural das crianças.
O Centro Cultural Franco-Moçambicano abre as inscrições para a primeira sessão de aulas de Francês para crianças em 2026, dirigidas a participantes dos 7 aos 11 anos, com aulas todos os sábados, de 28 de Março a 3 de Maio.
Através de uma abordagem pedagógica lúdica — que combina jogos, actividades práticas e música — o Francês é introduzido de forma natural, estruturada e motivadora.
Investir na aprendizagem de línguas desde cedo é também investir no futuro.
reabertura da mediateca consulta e empréstimo de livros, acesso ao culturethèque e muito mais
A Mediateca do Centro Cultural Franco-Moçambicano reabre ao público amanhã, Terça-feira, 9 de Fevereiro, retomando o seu funcionamento regular e o acesso aos seus serviços e recursos.
De acesso livre, a Mediateca disponibiliza uma colecção de documentos físicos e digitais nas áreas da literatura francófona,literatura infantil, banda desenhada e Biblioteca do Aluno. O espaço inclui ainda uma área multimédia com acesso à Culturethèque, plataforma digital do Institut Français, que reúne mais de 130.000 recursos franceses e francófonos, entre livros, jornais, revistas, filmes, música e podcasts.
A consulta dos documentos é livre e não requer inscrição prévia. O empréstimo para consulta ao domicílio está disponível para os membros do Clube Cultural.
No início de um novo ano, o Centro Cultural Franco-Moçambicano reforça o convite a integrar o seu Clube Cultural, a iniciativa pensada para quem valoriza o acesso regular à cultura, ao conhecimento e à criação artística.
Com validade de um ano, a adesão proporciona um conjunto alargado de vantagens que tornam a programação do CCFM ainda mais acessível. Os membros beneficiam de reduções nos espectáculos, acesso livre à Mediateca, bem como ao empréstimo de milhares de documentos — entre livros, revistas, filmes e conteúdos pedagógicos — e à plataforma digital Culturethèque, que disponibiliza recursos culturais francófonos em formato online.
Participar nesta iniciativa é uma forma de acompanhar de perto a vida cultural do Centro, usufruindo de condições privilegiadas e de ofertas exclusivas ao longo do ano, promovendo uma relação continuada com a programação e os serviços do CCFM.
Leave feedback about this