Cultura

CCFM | Centro Cultural Franco-Moçambicano

agenda

01 a 06 set. 2025

mududumela
de Aniano Tamele

Esta Sexta-feira, 5 de Setembro, às 20h, a Sala Grande do Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) recebe o concerto especial de Aniano Tamele, intitulado Mududumela

Mududumela, que em língua local significa fogueira gigante, simboliza o calor e a energia de uma carreira que há mais de quatro décadas aquece corações em Moçambique. No espectáculo, Aniano Tamele revisitará alguns dos seus maiores sucessos, como Vulavula Nkata, Tsunela Papai e África, que o consagraram como uma referência incontornável da música nacional.

O concerto contará ainda com a participação especial de Anita Macuácua, Rui Michel e Nordino Chambal, para além de uma banda composta por músicos de excelência com experiência internacional.

Não perca a oportunidade de acender esta grande fogueira de música moçambicana!

5 set. (sex.)

20h | sala grande

bilhetes
700mt (normal) | 600mt (Clube Cultural)
*300mt (estudantes)

compre online aqui

venda física na Recepção do CCFM a partir de 3 Set.

*apenas 50, na Recepção do CCFM

comme un fils (França, 2023, 106′)
de Nicolas Boukhrief
Amanhã, Terça-feira, 2 de Setembro, às 18h, o Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM) convida-o a assistir à exibição do filme Comme un fils, de Nicolas Boukhrief, no Auditório.

Jacques Romand é um professor que perdeu a sua vocação. Ao testemunhar um assalto a um supermercado local, contribui para a detenção de um dos assaltantes: Victor, de 14 anos. Contudo, ao descobrir a realidade deste jovem — que abandonou a escola e foi obrigado a roubar para sobreviver — Jacques decide fazer tudo o que estiver ao seu alcance para o ajudar, mesmo que isso signifique enfrentar aqueles que o exploram. Entre a relutância de Victor e a determinação de lhe oferecer um futuro melhor, Jacques acabará também por transformar o seu próprio destino.

Mais do que uma narrativa sobre crime e marginalização, Comme un fils propõe uma reflexão sobre os laços humanos, a solidariedade e o poder da educação como caminho para a transformação social.

Esperamos por si em mais uma sessão especial do nosso Cineclube.

02 set. (ter.)

18h | auditório

gratuito

le chasseur et l’antilope // l’arbre 
de Narcisse Youmbi // de Lucie Sunková

No próximo Sábado, 6 de Setembro, às 10h30, o auditório do CCFM recebe mais uma manhã especial dedicada aos mais pequenos. Desta vez, convidamos todos a mergulhar no universo mágico da animação com a exibição de duas curtas-metragens premiadas.

A primeira, Le chasseur et l’antilope, de Narcisse Youmbi, transporta-nos para um antigo conto camaronês, onde o encontro inesperado entre um caçador e uma antilope ferida muda para sempre o destino de ambos.

A segunda, L’Arbre, de Lucie Sunková, acompanha a história de um velho carvalho que vê nascer um pequeno broto, que tenta proteger com todo o cuidado. O broto cresce e transforma-se numa jovem árvore, mas, durante uma tempestade, é derrubada.

Estas duas histórias mostram a relação entre o homem e a natureza, oferecendo às crianças uma experiência divertida e educativa, permitindo-lhes conhecer outras culturas através de narrativas encantadoras e cheias de aventura.

Traga as crianças para uma manhã pensada especialmente para elas, perfeita para despertar o gosto pelo cinema.

06 set. (sáb.)

10h30 | auditório

gratuito

recomendado a partir dos 5 anos

Apoio: Millennium bim
o adivinho dos fabricantes da pobreza
de Gonçalo Mabunda

Está patente, até 18 de Outubro de 2025, na Sala de Exposições do Centro Cultural Franco-Moçambicano, a mostra “O Adivinho dos Fabricantes da Pobreza”, do artista moçambicano Gonçalo Mabunda, com curadoria de Mauro Pinto.

Reconhecido nacional e internacionalmente pelas suas emblemáticas esculturas construídas a partir de armas desacticadas  – como tronos, máscaras e figuras antropomórficas, Mabunda apresenta uma obra marcada pela reflexão sobre a guerra, a memória colectiva e os mecanismos de poder, fundindo critica política, arte contemporânea e herança cultural africana.

Através de composições simbólicas e materiais carregados de história, a exposição convida à contemplação crítica do impacto da guerra, da desigualdade e das estruturas de dominação no tecido social moçambicano e africano.

Visite-nos!

até 18 out.

sala de exposições

entrada livre 

visitas
2ª a 6ª: 10h-18h
Sábados: 10h-14h

contacto para visitas guiadas:
mediation@ccfmoz.com

Apoio: Millennium bim
apoio à criação em artes visuais
para artistas de todas as províncias, excepto Maputo

O Centro Cultural Franco-Moçambicano (CCFM), com o apoio do Fundo Criação África da Embaixada de França em Moçambique, lança uma residência de criação em Artes Visuais, a decorrer em Maputo entre Outubro e Novembro de 2025.

A iniciativa destina-se a artistas residentes nas províncias de Moçambique, com excepção da província de Maputo, e oferece tempo, espaço e acompanhamento profissional para o desenvolvimento de projectos criativos, promovendo a valorização e profissionalização das artes visuais no país. A residência inclui apoio financeiro, alojamento, seguro, espaço de trabalho e acompanhamento logístico e profissional.

Benefícios:

  • Indemnização de residência de 500€

  • Apoio à produção de 400€

  • Bilhete de avião ida e volta província–Maputo

  • Alojamento no CCFM

  • Seguro e acompanhamento profissional

As candidaturas estão abertas até 21 de Setembro de 2025.

Convidamos todos os artistas elegíveis a submeterem as suas candidaturas e a aproveitarem esta oportunidade para desenvolverem o seu trabalho artístico.

candidaturas até 21 set.

formulário de candidatura aqui

mais informações:
www.ccfmoz.com
projets@ccfmoz.com

culturethèque
a sua mediateca online

Já imaginou ter acesso gratuito a livros, revistas, música e vídeos em francês, a qualquer hora e em qualquer lugar?

Culturethèque torna isso possível. Trata-se de uma plataforma digital desenvolvida pelo Institut Français, que reúne uma vasta colecção de conteúdos culturais e educativos do mundo francófono. Concebida como uma extensão das mediatecas físicas das instituições culturais francesas, está disponível para consulta online e download, 24 horas por dia, para utilizadores de todo o mundo.

Na Culturethèque, é possível encontrar livros digitais desde romances e ensaios a literatura infantojuvenil e banda desenhada, bem como revistas, jornais, músicas, vídeos, conferências e recursos pedagógicos para o ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira.

Com esta iniciativa, o Institut Français promove o acesso democrático à cultura e ao conhecimento, aproximando estudantes, professores e curiosos da riqueza intelectual e artística da francofonia.

Uma oportunidade única para mergulhar na cultura francesa sem sair de casa.

Saiba mais aqui.

le long désir
de Ananda Devi

Fio de cana com penugem rosada, vestida de açúcar e de jasmim, não esqueçais o seu rosto de criança punida, as mãos feridas, os pés presos nas fendas do passado. Tu és uma irrupção na ausência das minhas noites. Aproxima-te. Estende o teu desejo. Que eu o enrosque nos meus lábios em seiva amarga e putrescível. No fim: queda, rutura, hematomas preenchidos pelos nossos corpos — não me importa. Eu sou aquela que tu desencadeias. Assim nos conta Ananda Devi uma história sensual, obsessiva, cruel: a de um lugar e de um corpo.

Le long désir é uma leitura intensa, que atravessa os limites da linguagem para expor o desejo, a dor e a vulnerabilidade humana.

Venha descobrir este livro na Mediateca do CCFM, seja para consulta no local ou até para o levar emprestado!

recomendação de leitura

disponível para empréstimo (apenas para membros do Clube Cultural)

recomendado a partir do nível B1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *