Mussa Yussuf, em Cabo Delgado
INTEGRITY-MOÇAMBIQUE, 12 de junho de 2023-Três (03) pessoas todas do sexo masculino, foram encontradas sem vida na manhã do último sábado (10.06), no bairro Pamunda, nos arredores da autarquia de Mocímboa da Praia, com sinais de terem sido baleados.
Contudo é no mesmo bairro, onde se localiza o quartel da Unidade de Intervenção Rápida-UIR, os únicos homens que andam armados na zona, por isso a população aponta-os como sendo responsáveis pela morte das três pessoas.
Fontes afiançaram à “Integrity” que uma das vítimas era professor de uma das escolas primarias local, que em vida respondia pelo nome de Armindo Guilherme, afecto a EPC Milamba-Mocímboa da Praia, tendo sido enterrado na sua terra natal numa das aldeias do distrito de Ancuabe, no último domingo (11.06).
As fontes apontam interesses pelo material como posse de telefones, por exemplo e dinheiro, como sendo uma das motivações de os agentes da UIR e outros das FDS afectos em Mocímboa da Praia, matar sem piedade cidadãos civis naquela vila.
Há cerca de duas semanas, um outro agente da UIR, alegadamente em estado de embriaguez, bateu e causou ferimentos à um cidadão no mesmo bairro, Pamunda, por ter-se recusado a acompanhá-lo ao quartel. (integritymagazine)