Sociedade

Três mortos na concessão da mineradora Gemfields/MRM

Foto ilustrativa :Tony baleado no pé 2025 na mina da Gemfields/MRM em Namanhumbir

Por Estacio Valoi

 

(Em actualização)

Aumento do índice de violência contra a população  perpetuada  pelas forças de segurança que protegem a mineradora Gemfields /MRM no distrito de Montepuez resulta em três mortos.

Foto ilustrativa :Tony na maca do hopsital de Montepuez baleado no pé na mina da Gemfields/MRM em Namanhumbir

 

A  população frustrada e  cansada de ver seus familiares , amigos, primos , no geral garimpeiros serem feridos, mortos a bala, empurrados para as covas, detidos, espancados sem assistência, hoje dia 15 por volta das 11h  depois de um jovem garimpeiro da Aldeia Ntseue ter  sido mortalmente baleado pelos militares e Unidade de Intervenção Rapida que protegem a mineradora , eis que a população saiu da aldeia Ntseue com o corpo do malogrado e foi deixar  nos escritórios da Mineradora.

 

“Os outros dois mortos, são elementos da policia que estavam na cancela por onde as pessoas da comunidade pretendiam passar mas os referidos elementos tentaram impedir a passagem daquela multidão furiosa” conforme relatam testemunhas no local no  hoje  fcontaram ao Moz24h .

“ um garimpeiro da aldeia de Ntseue foi mortalmente baleado pelos policiais, militares. Houve mistura.  Quando o garimpeiro foi baleado, outros colegas garimpeiros levaram o corpo para a aldeia Ntseue. Por sua vez a população de Ntseue levou aquele corpo ate a cancela da entrada da mina . la no acampamento da central, la dentro e não nesta cancela daqui de frente. Quando chegaram a cancela encontraram dois policias que estavam na cancela e como seguranças. Então aquela população , nervosa, cansada do trabalho dos seguranças de andar a matar pessoas , a população decidiu da sua maneira matando dois policias .  Então forma três  mortos,  um civil e dois policias  baleado pelos pessoas , que arrancaram-lhes as armas e disparam contra eles . Quando a população matou esses dois policias, levaram as armas para o chefe da aldeia de Nsteue e ao mesmo tempo a população em pânico começou a fugir de um lado para o outro  e a policia de pois chegou recuperou as armas  os três corpos  puseram na ambulância da mina e levaram  para a casa mortuária do hospital distrital de Montepuez. Até agora desde as 11h da manha nada agradável esta a passar se na aldeia Ntseue. ”

Foto: Estacio Valoi/Namanhubir/ 18 metros / Foto ilustrativa

 

O Moz24h contactou Tome Patrício, o chefe da aldeia de Muaja que confirmou o sucedido. ‘no mato estão a matar muitas pessoas”  Secundou Patrício

“Eram 4h30 quando fui a machamba fui as 4h30. Atrás, enquanto eu estava na machamba elementos da  policia ficaram a entrar na aldeia e  disseram que estavam  a procura de estrangeiro. Antes pegaram um, algemaram e a população perguntou porque o estavam a algemar, mas depois a policia tirou-lhe as algemas. Depois começaram a perseguir estrangeiros na aldeia e a população não gostou. A policia começou a disparar e matou um jovem aqui da aldeia de nome Juma Herculano de 25 anos. A policia que tinha sua viatura escondida no mato, depois saiu daqui a fugir, subiram no carro e foram embora. Com aquele nervo, a população matou os policias, a empresa levou os corpos que ate agora estão em Montepuez. A população esta a pedir seu corpo para fazer enterro. Neste momento quem estamos a espera do comandante distrital da policia que disse que vai disponibilizar uma viatura para poderem levar o corpo do nosso jovem para aqui. Aqui, no mato os seguranças da mina estão a matar muita gente, violência aumentou muito” Disse  Patrício (Moz24h)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *