MARRUPA — O Secretário de Estado do Niassa, Silva Livone, confirmou esta sexta-feira o ataque atribuído a terroristas, que ocorreu nesra quinta-feira, 03 de Setembro, na região de Marangira, distrito de Marrupa, onde o acampamento turístico da Mozambique Wild Adventures (MWA) foi totalmente destruído.
Falando à imprensa na noite desta sexta-feira, Silva Livone confirmou a ocorrência de uma morte, além de raptos e deslocamentos de populações na sequência da incursão armada.
Segundo o Secretário de Estado, os turistas estrangeiros foram evacuados sem vítimas, tendo destacado a colaboração da representação diplomática norte-americana e a actuação das Forças de Defesa e Segurança.
Silva Livone revelou que a violência provocou uma nova vaga de deslocamento da população local.
Segundo o governante, 2700 pessoas abandonaram as suas aldeias e refugiaram-se noutras localidades, sendo actualmente assistidas pelo Governo de Moçambique e pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD).
O número de deslocados poderá continuar a aumentar, numa altura em que as autoridades ainda avaliam a dimensão dos impactos provocados pelo ataque.
O Secretário de Estado confirmou que o acampamento da MWA foi completamente destruído e incendiado pelos atacantes.
Algumas viaturas e instalações de empresas locais também terão sido queimadas ou vandalizadas.
A antena de telecomunicações da região foi igualmente destruída, numa acção que, segundo Silva Livone, terá procurado interromper as comunicações durante a incursão.
Entretanto, a infraestrutura já foi reparada e as comunicações com Marrupa, outros distritos do Niassa e zonas de Cabo Delgado foram restabelecidas.
O governante destacou a resposta das Forças de Defesa e Segurança, afirmando que os efectivos foram mobilizados imediatamente após o conhecimento do ataque e continuam no terreno a cumprir as suas missões.
A situação em Marrupa permanece sob acompanhamento das autoridades, enquanto prosseguem as operações de segurança na região.
Silva Livone procurou igualmente tranquilizar a população, assegurando que as autoridades estão a trabalhar para garantir a segurança em Marrupa e no restante território provincial.
A confirmação oficial do ataque surge depois de relatos iniciais que davam conta de vários mortos e feridos. Com a declaração do Secretário de Estado, o balanço oficial conhecido passa a ser de uma vítima mortal, enquanto continuam por esclarecer todos os detalhes sobre os raptos, deslocados e danos materiais provocados pela incursão. (Moz24h)