Moz24h Blog Cultura Moza Banco Patrocina Lançamento da Obra Vencedora do “Prémio Fernando Leite Couto 2025”
Cultura

Moza Banco Patrocina Lançamento da Obra Vencedora do “Prémio Fernando Leite Couto 2025”

Foi recentemente lançada, com o apoio do Moza Banco, a obra vencedora do “Prémio Fernando Leite Couto”, edição 2025, da autoria do jovem escritor moçambicano Zacarias Nguenha. O autor encontra-se em Portugal para participar num evento literário promovido pela Câmara Municipal de Óbidos.

Segundo um comunicado recebido pelo DE, a obra, intitulada Costurar a Linguagem, foi elogiada pela equipa de avaliação por “associar, de forma apelativa, os elementos universais que vêm ganhando uma dimensão nova da linguagem poética, explorada como matéria viva construída, criando uma poesia ao mesmo tempo física e abstracta.”

Durante a cerimónia de lançamento, Zacarias Nguenha expressou a sua satisfação pela menção recebida e, sobretudo, por ver a sua criação disponível para leitores nacionais e estrangeiros. “Custa-me ainda a acreditar que venci o “Prémio Fernando Leite Couto”, enquanto jovem que vive num distrito como Sussundenga, província de Manica, onde temos bibliotecas e o acesso limitado a livros”, disse o autor.

Zacarias Nguenha acrescentou que, com a publicação do seu livro, “já há pelo menos um livro garantido no meu distrito. Quem sabe, assim, é possível promover mais projectos que permitam que os livros cheguem a Manica. Quem sabe se posso influenciar para que haja bibliotecas e que os mais novos possam inspirar-se.”

O presidente da Comissão Executiva (PCE) do Moza Banco, Manuel Soares, felicitou o jovem autor pela forma como partilhou um pouco de si com arte e qualidade. “Zacarias Nguenha demonstrou, com esta obra, que a literatura é um espaço onde se tecem vozes, memórias e experiências, transformando palavras em caminhos de reflexão”, disse Manuel Soares.

O PCE destacou ainda que “o seu trabalho representa a ousadia de quem não tem medo de experimentar, de desafiar e de provocar, e é isso que torna a sua escrita tão relevante”. Manuel Soares sublinhou que, para o Moza Banco, apoiar iniciativas como o “Prémio Fernando Leite Couto” é investir no futuro.

Ao patrocinar a publicação da obra premiada, o Moza Banco reafirma o seu compromisso com o desenvolvimento literário dos moçambicanos, garantindo espaço para que mais jovens acreditem, sonhem e façam acontecer um futuro cada vez melhor. A iniciativa reforça a aposta do banco na cultura e nas artes como vectores de transformação social.(DE)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile