Sociedade

Morreu a antropóloga e epistemóloga moçambicana Maria Paula Meneses (1963 – 2026)

A classe académica em Moçambique, África do Sul, Portugal e do Sul Global está de luto. Morreu em Portugal onde vivia e trabalhava, vítima de doença, a académica, professora, pensadora radical, pesquisadora, epistemóloga, historiadora e antropóloga moçambicana Maria Paula Meneses.

A informação foi confirmada na tarde de Domingo por várias fontes entre estudantes, docentes e amigos que através das redes sociais escreveram diferentes homenagens, caracterizando a finada como uma das académicas e pesquisadoras que mais fez pelas ciências sociais e a humanidade, através de suas pesquisas e formação de novas gerações de pensadores.

Maria Paula Meneses nasceu em Maputo-Moçambique. Era doutorada em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestrada em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia).

Foi professora da Universidade Eduardo Mondlane (UEM) e actualmente exercia as funções de pesquisadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo integrante do núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito. Suas pesquisas abrangem o campo dos debates pós-coloniais, pluralismo jurídico com destaque para as relações entre o Estado e as ‘autoridades tradicionais’ no contexto africano, e o papel da história oficial, da memória e das ‘outras’ histórias no resgate de um sentido mais amplo de pertencimento no campo dos processos identitários contemporâneos, dialogando principalmente no espaço geopolítico africano.

https://integritymagazine.co.mz/arquivos/57352

 

 

Leave feedback about this

  • Quality
  • Price
  • Service

PROS

+
Add Field

CONS

+
Add Field
Choose Image
Choose Video