Foto: DW A. Chissale
Por Quinton Nicuete
Moradores da localidade de Chitunda, no distrito de Muidumbe, província de Cabo Delgado, foram obrigados a abandonar as suas casas na noite de sábado, após intensos disparos atribuídos a supostos terroristas nas proximidades da aldeia.
Segundo relatos de residentes, da Lusa citado pela DW, os tiros começaram ao cair da noite e prolongaram-se de forma intermitente durante cerca de duas horas, instalando o pânico entre a população, que procurou refúgio em zonas consideradas mais seguras.
“Não se dormiu em Chitunda. Os terroristas estavam a disparar perto da aldeia e toda a gente entrou em pânico. Muitas famílias abandonaram imediatamente as suas casas”, contou um residente.
Outra fonte afirmou que os disparos foram suficientemente intensos para levar praticamente toda a população a fugir durante a noite.
“Eles disparavam sem parar. As pessoas não sabiam o que estava a acontecer e preferiram fugir para salvar as suas vidas”, relatou.
Até ao momento, não há registo de vítimas mortais, feridos ou de uma invasão da localidade pelos homens armados. As circunstâncias do incidente continuam por esclarecer.
Chitunda encontra-se sob protecção das Forças de Defesa e Segurança (FDS), apoiadas pela Força Local, que continuam a desenvolver operações para garantir a segurança das comunidades naquela região.
O incidente acontece numa altura em que cresce a preocupação com a circulação de grupos armados no distrito de Muidumbe. Nos últimos dias, camponeses das localidades de Chitunda e Xitaxi denunciaram a presença frequente de supostos terroristas nas zonas agrícolas de Ruarua, situação que tem obrigado muitas famílias a abandonar as machambas e interromper a colheita de arroz por receio de ataques.
Há cerca de oito anos, Cabo Delgado enfrenta uma insurgência armada protagonizada por grupos extremistas, conflito que já provocou milhares de mortos, deslocou mais de um milhão de pessoas e continua a afectar a segurança, a agricultura e a recuperação económica da província. (Moz24h)

