Cultura

Festival Jazz Ítalo-Moçambicano

COMUNICADO-Músicos moçambicanos (Moreira Chonguiça, Timóteo Cuche, Mahu Mucamisa (saxofonistas), Stélio Mondlane, Cremildo Chitará(bateristas), os pianistas Lívio Monjane e Nicolau Cauaneque, os baixistas Albano Gove e Realdo Salato, o guitarrista Roberto Chitsondzo Júnior, o trompetista Inácio Pascoal, e músicos italianos (Enzo Favata, Roberto Ottaviano, Lorenzo Simoni, o vibrafonista e compositor Pasquale Mirra, os pianistas Fabio Giachino e Vittorio Esposito), realizam amanhã, quarta-feira, dia 11 de Junho, às 10h00, no Estúdio Auditório da Rádio Moçambique, uma conferência de imprensa para falar da primeira edição do Festival Jazz Ítalo-Moçambicano, no âmbito da programação cultural MOZITA50 organizada pela Embaixada de Itália em Maputo. A programação que vai durar quatro dias, de 11 a 14 de Junho de 2025 é uma iniciativa musical que combina espetáculos musicais e espaços de diálogo intercultural, reunindo artistas moçambicanos e italianos num ambiente de celebração e partilha cultural.

O festival abre a programação cultural MOZITA50, organizada pela Embaixada de Itália em Maputo para celebrar os 50 anos do início das relações diplomáticas entre Itália e Moçambique. Trata-se de uma série de eventos destinada a valorizar a aproximação entre as comunidades e a troca artística entre os dois países.
O festival assinala os 50 anos de cooperação entre Moçambique e Itália e é promovido pela Embaixada de Itália, em parceria com a Fundação Moreira Chonguiça, com direcção artística do músico italiano Enzo Favata e sob a direcção executiva do músico e produtor Moreira Chonguiça.
Durante quatro dias, o festival ocupará diversos espaços emblemáticos da cidade de Maputo como é o caso da Catedral Nossa Senhora da Conceição, o Estúdio Auditório da Rádio Moçambique, que também celebra o seu 50º aniversário a 3 de Outubro de 2025, e o Parque dos Cronistas (mais conhecido por Jardim da Sommerschield), com uma programação diversificada que inclui concertos, jam sessions, oficinas mecânicas e experiências musicais imersivas.
Além das actuações, o Festival promoverá workshops gratuitos sobre improvisação, direcção criativa e outros temas ligados ao jazz contemporâneo. Estas formações serão conduzidas por músicos italianos e destinam-se a estudantes e músicos locais, no Conservatório de Música e no Parque dos Cronistas.
Todas as actividades são de entrada gratuita.

Programa em destaque:
11 de Junho: Concerto de abertura na Catedral Nossa Senhora da Conceição com Enzo Favata, Roberto Ottaviano e Moreira Chonguiça
12 de Junho: Concerto de Piano Solo com Elena Ludovici, performance da banda Fearless Souls e performance de Enzo Favata, Pasquale Mirra, Roberto Ottaviano, Marcello Peghin e Salvatore Maltana no Estúdio Auditório da Rádio Moçambique
13 de Junho: Concerto do “The Crossing” com Enzo Favata e performance de Marcello Peguin e Salvatore Maltana
14 de Junho: Concerto com Roberto Ottaviano & Trio, performance de Kuche Quintet e Pasquale Mirra no Parque dos Cronistas (Jardim da Sommerschield)
A conferência de imprensa terá lugar na Quarta-feira, dia 11 de Junho às 10 horas no Estúdio Auditório da Rádio Moçambique.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *