Em Moçambique, o contexto actual é marcado por um crescente fechamento do espaço cívico, que ameaça os fundamentos da participação democrática e da governação inclusiva. Organizações da sociedade civil, jornalistas e defensores de direitos humanos enfrentam cada vez mais obstáculos estruturais e pressões sistemáticas que condicionam a sua actuação.
Nesta senda, a Rede Moçambicana dos Defensores de Direitos Humanos (RMDDH) irá assinalar, no próximo 9 de Dezembro, o Dia Internacional dos Defensores de Direitos Humanos com a realização do Summit Nacional dos Defensores de Direitos Humanos, sob o lema: “Resiliência em tempos de adversidade: Celebrando os Defensores de Direitos Humanos.”
O encontro terá lugar na cidade de Maputo e reunirá defensores, organizações da sociedade civil, parceiros de cooperação, órgãos de comunicação social e representantes institucionais para celebrar e valorizar os defensores, reflectir sobre os desafios crescentes que enfrentam e, sobretudo, desenhar estratégias urgentes e colectivas de protecção. (RMDDH)

