Por Quinton Nicuete
A aldeia de Ntele, em Nairoto, distrito de Montepuez, passou a integrar o mapa provincial das comunidades com acesso a cuidados de saúde dignos, graças à inauguração de um novo Centro de Saúde, esta quinta-feira, 11 de Dezembro. A infraestrutura resulta do Programa de Recuperação da Crise do Norte (NCRP).
Ao proceder ao corte da fita, o governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, sublinhou que o edifício segue um padrão arquitectónico actualizado, robusto e preparado para enfrentar fenómenos naturais, garantindo condições para a prestação de serviços médicos de qualidade.
A nova unidade não atenderá apenas Ntele. Comunidades vizinhas como Nacololo, Lussaca, Chissano e Ntola passam igualmente a depender deste centro, elevando para 14.800 o número de beneficiários directos.
Em representação das cinco comunidades, um porta-voz local expressou gratidão pela concretização do projecto, afirmando que o acesso aos cuidados de saúde deixará de obrigar longas deslocações em períodos críticos.
Com a aproximação da época chuvosa, fase em que aumentam os surtos de doenças transmitidas pela água, Tauabo insistiu na necessidade de reforçar medidas preventivas. O dirigente pediu à população que trate a água antes do consumo e mantenha hábitos elementares de higiene para travar casos de diarreias e possíveis eclosões de cólera.
O governador apelou ainda à intensificação da produção agrícola e à diversificação das culturas, como forma de aumentar o rendimento familiar e fortalecer a resiliência económica das comunidades rurais. Moz24h
