A FDEM – Federação de Desenvolvimento Empresarial de Moçambique, 𝘱𝘢𝘳𝘵𝘪𝘤𝘪𝘱𝘢 𝘯𝘢 𝘊𝘰𝘯𝘧𝘦𝘳ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘐𝘯𝘵𝘦𝘳𝘯𝘢𝘤𝘪𝘰𝘯𝘢𝘭 𝘥𝘰 𝘛𝘶𝘳𝘪𝘴𝘮𝘰 “𝘔𝘰𝘻𝘢𝘮𝘣𝘪𝘲𝘶𝘦 𝘛𝘰𝘶𝘳𝘪𝘴𝘮 𝘚𝘶𝘮𝘮𝘪𝘵” 𝘦 𝘍𝘐𝘒𝘈𝘕𝘐 que está ter lugar na Cidade de Vilankulo, província de Inhambane entre os dias 03 a 04 de Novembro de 2025.

O Ministro da Economia, Basílio Muhate, inaugurou a Feira Internacional de Turismo (FIKANI), onde visito os diversos stands da exposição, tendo oportunidade de partilhar informações e soluções de um dos nossos membros fundadores, CDTUR ( Associação de Hotelaria e Turismo de Cabo Delgado), que se apresenta no espaço com apoio da FDEM, trazendo uma abordagem de segurança para promoção e divulgação do nosso destino ao nível Nacional em particular Cabo Delgado, um dos destinos definidos no programa do Governo.
Na sequência dos trabalhos o Ministro da Economia, dirigiu a abertura da cerimónia da Conferência Internacional do Turismo “Mozambique Tourism Summit”.
No seu discurso na Conferência, Basílio Muhate, disse que:
“𝘖 𝘎𝘰𝘷𝘦𝘳𝘯𝘰 𝘱𝘳𝘦𝘵𝘦𝘯𝘥𝘦 𝘲𝘶𝘦 𝘵𝘶𝘳𝘪𝘴𝘮𝘰 𝘴𝘦𝘯𝘥o 𝘶𝘮 𝘤𝘢𝘮𝘪𝘯𝘩𝘰 𝘱𝘢𝘳𝘢 𝘢 𝘴𝘶𝘴𝘵𝘦𝘯𝘵𝘢𝘣𝘪𝘭𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦, 𝘵𝘰𝘳𝘯𝘦 𝘔𝘰ç𝘢𝘮𝘣𝘪𝘲𝘶𝘦 𝘶𝘮 𝘥𝘦𝘴𝘵𝘪𝘯𝘰 𝘥𝘦 𝘳𝘦𝘧𝘦𝘳ê𝘯𝘤𝘪𝘢 𝘮𝘶𝘯𝘥𝘪𝘢𝘭 𝘱𝘰𝘳 𝘷𝘢𝘭𝘰𝘳𝘪𝘻𝘢𝘳, 𝘢𝘴 𝘤𝘰𝘮𝘶𝘯𝘪𝘥𝘢𝘥𝘦𝘴, 𝘴𝘦𝘳 𝘢𝘮𝘪𝘨𝘢 𝘥𝘰 𝘢𝘮𝘣𝘪𝘦𝘯𝘵𝘦, 𝘱𝘳𝘰𝘮𝘰𝘷𝘦𝘳 𝘦 𝘳𝘦𝘴𝘱𝘦𝘪𝘵𝘢𝘳 𝘰 𝘦𝘴𝘱𝘢ç𝘰 𝘤𝘰𝘮𝘣𝘪𝘯𝘢𝘯𝘥𝘰 𝘢 𝘯𝘢𝘵𝘶𝘳𝘦𝘻𝘢, 𝘢 𝘤𝘶𝘭𝘵𝘶𝘳𝘢 𝘤𝘰𝘮𝘰 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘢𝘴 𝘳𝘪𝘲𝘶𝘦𝘻𝘢𝘴 𝘥𝘦 𝘷𝘢𝘭𝘰𝘳 𝘦 𝘱𝘰𝘥𝘦𝘳 𝘴𝘦𝘳 𝘵𝘳𝘢𝘯𝘴𝘧𝘰𝘳𝘮𝘢𝘥𝘰𝘳 𝘯𝘢 𝘤𝘰𝘯𝘴𝘵𝘳𝘶çã𝘰 𝘥𝘦 𝘱𝘰𝘯𝘵𝘦𝘴, 𝘧𝘰𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘥𝘰 𝘥𝘪á𝘭𝘰𝘨𝘰 𝘦 𝘱𝘳𝘰𝘮𝘰çã𝘰 𝘥𝘰 𝘥𝘦𝘴𝘦𝘯𝘷𝘰𝘭𝘷𝘪𝘮𝘦𝘯𝘵𝘰 𝘪𝘯𝘤𝘭𝘶𝘴𝘪𝘷𝘰 𝘥𝘰 𝘯𝘰𝘴𝘴𝘰 𝘱𝘢í𝘴.”
Basílio Muhate explicou que o FIKANI é uma plataforma adequada para aproximar o interesse e disponibilidade de investir no turismo no país e exortou aos presentes para explorar o acervo informativo do portofólio de projectos disponíveis através das agências.
A FDEM – Federação de Desenvolvimento Empresarial de Moçambique, participa da Conferência, junto de seus membros, parceiros e investidores com o objectivo de reforçar a imagem institucional como agremiação que defende os interesses dos seus membros por forma a estes criarem sustentabilidade; Divulgar o seu escopo de actividades; Garantir concessões nas diversas áreas; Promover parcerias público-privada e captar potenciais investidores; Expor os principais entraves do sector privado e projectos de turismo sustentável, bem como, sensibilizar os presentes sobre a importância da segurança para o desenvolvimento económico.
Segundo Hermenegildo das Dores Ferreira Ildefonso presidente e fundador do conselho fiscal da FDEM – federação de desenvolvimento empresarial de Moçambique, nos 3 pontos da sua intervenção sublinha:
1. A Necessidade de uma abordagem de segurança para promover o país particularmente cabo delgado,
2. SALAMA Pemba, um programa realizado por uma micro empresa local que dinamiza turismo doméstico/comunitário, algo que dá uma orientação de sustentabilidade das famílias deslocadas e vulneráveis;
3. FDEM uma federação jovem de desenvolvimento empresarial de Moçambique, que veio com uma plataforma de soluções para o empresário nacional no seu ecossistema. (Moz24h)