Por Estacio Valoi
As incursões dos insurgentes sobre o distrito de Mocímboa da praia são constantes desde o começo dos ataques insurgentes em Moçambique em 2017 onde quase todos os dias ouvisse falar da visita de insurgentes nos bairros ou bairro de Mocímboa.
Segundo fonte no local , falando ao Moz24h relatou que desta vez os insurgentes entraram no cair da noite de ontem Domingo, 7 de Setembro, pelo bairro trinta dentro da vila de Mocímboa onde “ foram disparando” num ataque que durou ate volta da 23horas ou meia noite.
‘ Começou tudo a s 22h . epá desta vez foi forte . parece que era quase 1h da madrugada quando terminou. Estava do lado da escola de Muengue, ai na cidade mesmo . atacaram la mesmo e depois quando os ruandeses ouviram o barulho foram para la mesmo . Toda a malta ia para o mato . Agora essa amanha ‘e que estamos a regressar a acidade. Começou la no bairro trinta de Junho. Na rotunda de Mocímboa ‘e longe , o bairro esta mais para dentro, esta aqui mesmo na Estrada, não chega ala na policia , mas ‘e quase la dentro. Agora vou dormir. Situação não era boa, fazer barulho mesmo, eram aramas grandes. Crianças , meninas desapareceram todas, fugiram para o mato, não levaram ninguém. Mortos e feridos! Quando saímos la do mato , seguir, víamos sangue, os ruandeses continuam a perseguir a eles. Disse nossa fonte de Mocímboa da Praia.
Outra fonte em Mocimboa disse ao Moz24h que foram mortas 4 pessoas “a situação aqui na sede distrital não esta nada boa.4 mortos só bairro, todos da etnia Makonde com idades compreendidas entre 25 a 45 anos destes um professor.” Disse a outra fonte.
A outra fonte também contactada pelo moz24h reconfirmou que o cenário em Mocímboa não era bom. “Mesmo no meu bairro , degolaram 4 pessoas, degolar mesmo, cabeça, . No bairro antes chamavam de bairro trinta, agora desde o ano passado já ‘e bairro Jacinto. Não sei ainda se tem pessoas que foram raptadas. Os terroristas saíram na mesma noite, o ataque começou ai 21h , Entraram casa a casa ,, pediam licença, uns abriam, outros não, levaram essas pessoas , amaravam, degolavam. Agora estou a pensar em levar crianças para sair pouco daqui depois voltar”. Estamos assim mesmo, sem forca, sem vontade de comer.” Disse a fonte.
Foto: Referido Mahindra/ Mocimbooa da Praia
Oura fonte contou ao Moz24h que os insurgentes “Vieram de carro novo, Mahindra escrito policia . Mahindra novo em folha da policia . Deixaram o carro na estrada, levaram uma menina com eles e foram embora. Eram os próprio “Alshabaab. Carro deixaram, foi levado para a policia. Mahindra novo em folha.”” (Moz24h)