Um agente da UIR flagrado com 10 boletins pré-votados em Namicopo e um da Polícia de
Protecção quase ficou nu no Pavilhão dos Desportos
Nampula (IKWELI) – Parte significante das mesas de votação nos 8 municípios
da província de Nampula abriu a tempo e em observância as regularidades previstas na lei.
No principal município da província,o da cidade de Nampula, os momentos iniciais da eleição autárquica foram caracterizados de calmo com adesão considerável nos primeiros minutos da primeira hora de votação, não obstante a agitação da última noite quando os membros de partidos políticos, como o MDM e RENAMO, alegaram ter encontrado boletins de voto na escola primária de Saua-Saua.
Na Escola Primária e Completa da Serra da Mesa (São Francisco Xavier) e Escola Secundária 12 de Outubro, a afluência dos eleitores caracterizou as primeiras horas das eleições municipais em Nampula.
Verificam-se longas filas dos eleitores nas mesas de voto instaladas nestes locais, bem como no Pavilhão dos Desportos do Clube Ferroviário de Nampula.
Nas mesas que o Ikweli visitou, assistiu-se, também, uma certa ordem nas filas, exceptuando no Pavilhão dos Desportos, onde se assiste alguma instabilidade, porque os votantes exigem que os portões sejam abertos para terem acesso ao interior do pavilhão.
Aliás, alguns eleitores chegaram por volta das 4 horas, e disseram que a razão é para votarem cedo para irem dar continuidade com as suas actividades do dia.
No pavilhão o escrutínio iniciou as 7:15 minutos. Momade Muzé, 60 anos de idade, primeiro a votar na Assembleia 090174-01 disse ter cumprido o seu dever de voto.
Enquanto faltavam 20 minutos para o escrutínio na EPC de Namutequeliua, Votação começa entre agitação e civilidade nos municípios da província de Nampula
Um agente da UIR flagrado com 10 boletins pré-votados em Namicopo e um da Polícia de Protecção quase ficou nu no Pavilhão dos Desportos o ambiente de eleitores era calmo e ordeiro. Entretanto existem eleitores que marcaram as suas bichas as 02 horas de madrugada, aguardando a hora da votação.
Na Escola Primária e Completa de Naminawe, também, o ambiente continuava pacífico nas primeiras 2h de votação, mas primeiro começaram os proprietários, neste caso os agentes da PRM, “voto especial”, mas os responsáveis proibiram registos fotográficos aos observadores e jornalistas.
Com cinco mesas de Assembleia de Voto, na EPC de Namutequeliua a votação iniciou com atraso de 20 minutos, sendo que até 07 horas e 10 minutos ainda continuava-se a organizar a fila.
Entretanto, os eleitores estavam sempre a chegar em massa, onde o Ikweli apurou que há uma participação massiva no local.
No que concerne a segurança dos agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) estavam em peso, para manter a ordem e tranquilidade pública durante votação
file:///C:/Users/Estacio%20Evaloi/Downloads/Especial%20Auta%CC%81rquicas%202023%20-%20Votac%CC%A7a%CC%83o.pdf