Por Estacio valoi
Eram por volta das dez horas de segunda-feira chegavam vozes de que os terroristas andavam pelas matas de Bilibiza e que os residentes daquele posto administrativo do Distrito de Quissanga encontram-se em alvoroço com pês nas matas desde a noite anterior devido a um iminente ataque terrorista.
As nossas fontes diziam estar nas matas escondidas desde a noite de Domingo ultimo. “Desde ontem anoite estamos no mato por causa dos Al Shabaab.” Enquanto isso ias tentando confirmar , cruzar fontes no local na sua maioria incomunicável. ‘Estou a tentar entrar em contacto com pessoas em Bilibiza mas não consigo falar com ninguém”.
Mas na tarde de ontem havia indicações da presença de facto de terroristas em Quissanga. “Salam! Não há condições de viajem para Quissanga, para quem pretende fazer este troço, foram vistos hoje está tarde os inimigos em Mussonero, população de Quissanga abandonando o distrito para zona segura. Allah proteja os nossos familiares.”
Ate agora que estou a falar os terrorista estão na aldeia de Mussonero, não fizeram mal a população, estão sim a conversar com a população. Só que claro para quem tem medo não aproxima, claro que foge. Podem estar a tentar ganhar confiança da população mas é preocupante . Da primeira vez fizeram a mesma coisa, criaram amizade com a população, fizeram-se de rezar, fizeram-se de amigos de todos e por fim acabaram por atacar . Foi o mesmo que aconteceu em Pangane mas, atacaram !
Os terroristas “Não chegaram na sede de Quissanga mas, mesmo assim a maior parte da população dormiu nas matas. E algumas famílias perderam os seus bens foram roubados plasma e outros bens. Não pernoitaram em Mussonero saíram em direção a Metuge.” Disseram fontes no local!
A incursão a Quissanga da se depois de um grupo de terroristas ter ocupado e sob sua égide desde Domingo dia 21 a vila de Mucojo, a segunda mais importante de Macomia, provocando uma nova vaga de deslocados naquele distrito da província moçambicana de Cabo Delgado. Sobre a presença das forcas de defesa e segurança, até a saída dos terroristas de Mussonero não se fizeram presentes! (Moz24h)