Foto: Estacio Valoi
Texto de Fatima Mimbire
Não nos vamos calar!
É arrepiante quando as autoridades buscam bodes espiatório para um fracasso que todos nós sabemos de quem é a culpa e onde ela está.
É muito fácil acusar jornalistas, afinal eles têm a ingrata e difícil missão de informar, mesmo que o que informam desagrade aos “chefões” que os vão chamar de anti-patriotas.
Pensei que já tivéssemos ultrapassado essa fase de achar que jornalistas têm ligação com os terroristas. Ainda temos sequelas dessas levianas acusações e sem consequência. O ônus da prova está em quem acusa! Mas o problemas é que quem acusa manda em que deve obrigá-lo a provar. Enfim…
E, como se não bastasse, há quem no lugar de gastar papel, de queimar os seus neuronios para propor a quem de direito formas de melhorar a sua resposta aos insurgentes e a comunicação com os militares, as familias dos militares e com a sociedade propõe que a imprensa, a liberdade de expressão sejam amordassadas. Essas pessoas deveriam ser presas urgentemente, porque tal como os terroristas são uma ameaça aos valores da liberdade que custaram sangue há milhões de moçambicanos.
Sabe, prender jornalistas, processar todos que falam sobre a guerra em Cabo Delgado não vai fazer que vençamos os insurgentes é nem prevenir que os militares sejam €$&u@rt€j@dos, emboscados, não vai amparar os corações das famílias que choram os seus filhos que desapareceram, morrerem, estão feridas ou traumatizados em Cabo Delgado. Não vai!
O que vai amparar e confortar aos país e mães, aos esposos e esposas, Filhos, irmãos, etc, é ver o Governo tratando com seriedade a questão de Cabo Delgado, tratado os militares com humanismo, dignidade e empatia. Dando-lhes os meios e condições de trabalho necessário para terem sucesso e voltarem para casa. E se nao voltarem, terem morrido por algo que vale a pena: a verdadeira defesa da pátria e suas gentes. Com DESORGANIZAÇÃO, PERSEGUIÇÃO, INTIMIDAÇÃO e DESRESPEITO só ganham os in$urgentes é aqueles que estão a lucrar com esta guerra e que usam da intimidação contra todos os contrangem nesse processo.
Párem de intimidar-nos e façam a vossa parte com verdade, justiça e justeza. É apenas o que vos pedimos.
Não são os jornalistas e nem os militares os inimigos. FOCO, por favor! (Moz24h)