Por: Virgínia Emília
Nampula (IKWELI) – O Secretário de Estado na província de Nampula, Jaime Neto, mostra-se preocupado com a tendência de os terroristas voltarem a ser ameaça directa para a província de Nampula, ainda que os ataques que ocorrem em Cabo Delgado também o sejam para a paz no país.
A cidade de Nampula acolheu no último fim-de-semana um espectáculo musical de promoção da paz, sob o lema “a paz é nossa cultura”, e foi neste momento que o representante do governo central estes comentários.
No palco estiveram músicos de referência no país, precisamente Stewart Sukuma, Radjha Ally, Julia
Mwitu, Dama Ija, Massuko, Wazimbo, Yolanda Kakana, Twenty Finger e Ana João.
“O problema de Cabo Delgado é uma ameaça, realmente, a paz no país em particular a zona norte onde esses eventos estão acontecer”, disse Neto, assegurando que “há um trabalho que está a ser feito ao nível das Forças Defesa e Segurança para ver se traz o sossego naquela região de Cabo Delgado, e sabe-se que o terrorismo é uma coisa que dificilmente se controla, mas está a se fazer todo esforço, no sentido de tranquilizar a região, houve situ- ações que estava muito péssima”.
Satisfaz ao Secretário de Estado na província de Nampula, o facto de algumas pessoas terem regressado às suas aldeias de origem, o que para ele significa que “as nossas forças estão a trabalhar de forma que o país se restabeleça, para poder celebrar e que tenhamos a paze efectiva como estamos a celebrar com a cultura. Para nós é sentimental termos uma parte do nosso país que está a ser martirizado por gente que não se sabe quais são as intenções, mas há todo trabalho que o nosso governo está a fazer para conseguir a paz”.