O relatório “Digital 2024: Moçambique” da Datareportal, publicado no final de Fevereiro, indica que o País iniciou 2024 com 7,96 milhões de utilizadores de Internet, o que representa 23,2% da população. Esta percentagem encontra-se ligeiramente abaixo da média da África Oriental (26,7%), região que ainda conta com 360 milhões de pessoas sem acesso à Internet. A boa nova, segundo a Kepios, é o registo de um aumento de 11,8% (mais 842 mil utilizadores) em relação ao ano anterior.
Qualitativamente, a Ookla mostra que a velocidade média da ligação à Internet móvel subiu 0,65 Mbps (+3,4%) para 19,78 Mbps, enquanto a velocidade das ligações fixas aumentou 6,76 Mbps (+107%) para 13,05 Mbps. Por tipo de dispositivo, a maioria dos Moçambicanos utiliza o telemóvel (71%) para aceder à Internet, 28% usam computador e apenas 1% recorre a outros aparelhos como tablets. O Chrome destaca-se como o navegador mais popular (86%), seguido do Safari (5%) da Apple.
Penetração de telemóveis abaixo da média regional
Relativamente às conexões móveis, dados da GSMA Intelligence mostram que Moçambique possui 18,9 milhões de números activos, mais 1,3 milhões (aumento de 7,3%) em comparação com o ano anterior. Isto não indica necessariamente o número real de utilizadores, pois muitos possuem mais de um dispositivo para uso pessoal e profissional. Considerando estes números, pode-se inferir que 55% da população possui telemóvel, uma percentagem abaixo da média regional de 73%.
Em Janeiro deste ano, 40,2% dos utilizadores de Internet no País usaram pelo menos uma plataforma de redes sociais, sendo 41,3% mulheres e 58,7% homens… O Facebook é, sem dúvida, a rede social mais popular
O relatório da DataReportal também evidencia que 9,3% da população (3,2 milhões) usa redes sociais, registando um aumento significativo de 39,1% (mais 900 mil pessoas) em relação ao ano anterior. Esta percentagem está quase alinhada com a média da África Oriental, que é de 10,1%. Novamente, os analistas sugerem que as estatísticas podem estar sobrestimadas, pois não se referem a utilizadores únicos. Por outro lado, afirmam que as plataformas sociais principais apenas contabilizam utilizadores com mais de 13 (ou 18) anos. A consultora revela que, em Janeiro deste ano, 40,2% dos utilizadores de Internet no País usaram pelo menos uma plataforma de redes sociais, sendo 41,3% mulheres e 58,7% homens.

Facebook é a rede social preferida dos Moçambicanos
O Facebook é, sem dúvida, a rede social mais popular em Moçambique, com 3,2 milhões de utilizadores, dos quais 41,3% são do género feminino e 58,7% do masculino. De acordo com a Meta, proprietária do Facebook e Instagram, o alcance desta rede cresceu 39,1% (mais 900 mil) no último ano, embora tenha sido observada uma tendência de queda desde Outubro de 2023. Dado que a criação de contas no Facebook é restrita a maiores de 13 anos, isto implica que a rede é utilizada por 15,1% da população “elegível” e por 40,2% dos utilizadores de Internet, independentemente da idade. O estudo acrescenta que o Facebook Messenger, a funcionalidade de mensagens instantâneas, conta com 291,8 mil utilizadores em Moçambique, maioritariamente homens (61,6%).
Em segundo lugar nas preferências está o TikTok, com 1,46 milhões de utilizadores acima dos 18 anos, representando 8,5% de todos os adultos e 18,3% dos utilizadores de Internet, sendo as mulheres o público mais representativo (51,7%). Considerando a popularidade desta rede entre os mais jovens globalmente, é possível que o número real de utilizadores seja superior ao estimado. O LinkedIn ocupa o terceiro lugar, sendo mais orientado para o público profissional.
O relatório da DataReportal também evidencia que 9,3% da população (3,2 milhões) usa redes sociais, registando um aumento significativo de 39,1% (mais 900 mil pessoas)
Embora a consultora avise que as estatísticas desta plataforma não são directamente comparáveis, dado que se referem apenas aos utilizadores registados como “membros”, sugere-se que 610 mil Moçambicanos (1,8% do total e 7,7% dos que têm acesso à Internet) usam o LinkedIn, sendo cerca de 70% homens. Se considerarmos apenas os maiores de 18 anos, a percentagem aumenta para 3,5% da população.
Instagram regista um crescimento de 51% em relação a 2023
O Instagram ocupa a quarta posição, com 595,4 mil utilizadores em Moçambique, mais 201 mil (um aumento de 51%) em comparação com 2023. Este número corresponde a 1,7% da população (ou 2,8% dos maiores de 13 anos) e 7,5% do total de utilizadores de Internet. Nesta plataforma, os homens são maioria (52%). Em quinto lugar, encontra-se a rede social X (anteriormente Twitter) com 68,7 mil utilizadores, 80% dos quais masculinos, representando cerca de 0,2% da população do País e 0,9% dos que têm Internet. Os analistas lembram que estes dados referem-se ao alcance publicitário da rede (que tem variado significativamente e diminuiu 12,1% em comparação com Janeiro de 2023) e não ao volume de utilizadores activos mensais.
É importante mencionar que todos os dados do relatório da Datareportal se referem a Janeiro de 2024 e baseiam-se em estimativas para a população de Moçambique de 34,37 milhões, um aumento de 953 mil pessoas (crescimento de 2,9%) em relação ao ano anterior. Desta população, 50,9% é feminina e 49,1% masculina. Cerca de 39% reside em centros urbanos e 61% em áreas rurais. A idade média é de “apenas” 17,1 anos (64% têm menos de 25). Com uma população maioritariamente jovem, não é surpreendente que Moçambique se apresente como um país “mais digital” em 2024. Contudo, este relatório também demonstra que existem desafios significativos a superar. (DE)