O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebe, esta sexta-feira, no Gabinete da Presidência da República, Cartas Credenciais de doze Embaixadores e Alto Comissários.
Trata-se dos Diplomatas do Egipto, Espanha, Argélia, Índia, Japão, Lituânia, Belarus, Costa do Marfim, Chipre, República Checa, Ruanda e Polónia.
Um comunicado da presidência da República indica que ainda amanhã, o Chefe do Estado vai receber, no Palácio da Ponta Vermelha, os Membros do Corpo Diplomático acreditados no país, para a apresentação de Cumprimentos ao Chefe do Estado, por ocasião do Novo Ano de 2024.
Entretanto, o Presidente da República, Filipe Nyusi, distinguiu através de Decreto Presidencial, 1152 cidadãos nacionais com a “Medalha Veterano da Luta de Libertação de Moçambique”, indica um comunicado recebido na nossa redacção.
A distinção surge em reconhecimento da sua participação activa na Luta de Libertação Nacional, nas frentes da luta armada ou clandestina, do combate diplomático e da informação e propaganda, da batalha pelo triunfo da independência, bem como do esforço abnegado tendente a valorizar as conquistas da independência nacional, da moçambicanidade e do desenvolvimento nacional.
Em Despacho Presidencial, o Chefe do Estado delegou poderes ao Secretário de Estado da Cidade de Maputo e de todas províncias do país para a imposição de insígnias dos Títulos Honoríficos e Condecorações a cidadãos nacionais e pessoas colectivas, no dia 03 de Fevereiro de 2024.(RM)