O artista plástico moçambicano, Pekiwa inaugura esta quinta-feira, 22 de Junho, pelas 18h00, a exposição individual intitulada “Filhas do Mar”, no Camões – Centro Cultural Português em Maputo.
Nesta exposição o artista apresenta obras inéditas criadas ao longo dos últimos dois anos de pesquisa. Pekiwa desenvolve seu trabalho recorrendo materiais em madeira que recolhe e adquire na Ilha de Moçambique assim como ferro usado que encontra no dia-a-dia com destaque nas sucatas urbanas na província de Maputo.
“Filhas do Mar”, destaca também a erosão natural inerente à materiais que convivem com o mar. Com a mostra o artista manifesta as preocupações que tem sentido ao longo do seu percurso e traz para reflexão a necessidade de proteger o meio ambiente e o respeito à biodiversidade. Nela destaca a protecção da tartaruga marinha.
De nome de registo, Nelson Ferreira, Pekiwa, é natural de Maputo e esculpe desde a infância, tendo no início trabalhado com seu pai, o escultor Govane. Desde 1991 tem participado em diversas exposições colectivas nacionais e internacionais. A caminhada para exposições individuais iniciou em 2002.
A sua obra está representada em colecções públicas e privadas em Moçambique, Portugal, África do Sul, Botswana, Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suécia, Senegal, Espanha, Países Baixos, E.U.A., Inglaterra, Japão, Itália e Austrália.
A exposição “Filhas do Mar” estará patente no Camões – Centro Cultural Português em Maputo até ao dia 31 de Agosto, de segunda a sábado, entre as 10h00 e as 17h00.