O Presidente da Comissão Executiva do BCI, Francisco Costa, formalizou, esta quinta-feira (07), na cidade de Nampula, a oferta de mais 15 mil bolas, a serem distribuídas pelas Escolas Primárias do País. O acto, que contou com centenas de crianças e adolescentes, enquadra-se na 2ª fase do projecto de oferta de bolas de futebol. A iniciativa foi iniciada em Agosto do ano passado com a entrega de igual número de bolas.
Na escola Industrial e Comercial de Nampula, onde decorreu o evento, Francisco Costa destacou as várias dimensões que a bola agrega, sublinhando a questão do género, a proximidade, assim como a dimensão e a lógica educativa que contribuem, entre outros, para o maior interesse das crianças pela escola. “A bola é uma linguagem universal. E isso transforma a bola num conceito muito para além do educativo”, disse Francisco Costa
Intervindo, o Governador provincial agradeceu a oferta do BCI, referindo que a entrega das bolas acontece numa altura em que a província se prepara para acolher a fase nacional do XV Festival Nacional dos Jogos Desportivos Escolares.
Por sua vez, o Secretário de Estado da Província de Nampula, Jaime Neto, considera a iniciativa repleta de simbolismo e valor, pelo seu impacto na vida dos alunos e da sociedade no geral. “O apoio às escolas em materiais desportivos para a massificação do desporto, contribuirá na promoção da saúde dos alunos, descoberta de novos talentos e na ocupação dos alunos”, afirmou. Exortou, mais adiante, para o “uso correcto do material recebido, promovendo o desporto na escola como factor de consolidação da unidade, de promoção da saúde, ocupação e formação dos alunos”.
Num ambiente alegre e cheio de emoções, as crianças receberam presentes, jogaram a bola, cantaram, e comprometeram-se a cuidar e fazer o bom uso do material. (Comunicado)