O piloto moçambicano Paulo Oliveira, acompanhado pelo co-piloto Arcélio Couto, participou na Baja Portalegre 500, onde estiveram alguns dos maiores pilotos do mundo de todo-o-terreno, dentre os quais Nasser Al-Attiyah, campeão do mundo de Rally Raid e vencedor do último Dakar.
A dupla Paulo e Arcélio já tinha participado na mesma equipa, no Dakar 2022, em mota, onde Moçambique esteve representado, pela primeira vez, na maior e mais difícil corrida do mundo.
A mítica prova portuguesa Baja Portalegre 500 decorreu entre os dias 26 e 28 do mês de Outubro, em Portugal, com muita chuva e muito público, durante dois dias, tendo no dia 27 se realizado o prólogo, com cerca de 5 km, e o primeiro sector selectivo de 65 km, com uma ligação de 90 km.
O segundo dia começou com uma ligação de 70 km e duas especiais de 180 km cada. A dupla Oliveira e Couto participou na categoria T0 e no Desafio UMM, onde alcançou o primeiro lugar em ambas as categorias.
“Foi uma prova muito dura, mas um excelente treino para o próximo Dakar. Esta foi uma excelente oportunidade de participar numa corrida muito competitiva, em que poderíamos testar o carro e fazer mais algumas afinações, antes de embarcar para Arábia Saudita, no próximo dia 1/12. Serviu, também, para que eu e o Arcélio fizéssemos o primeiro treino em conjunto, o qual correu muito bem.
Ficámos muito contentes por ter ganho a nossa classe, o nosso carro portou-se muito bem. Ficámos sem turbo, a 70 km do final, devido ao tubo do intercooler ter partido, ainda assim, deu para gerir a corrida até ao final. Quero agradecer aos nossos patrocinadores e todas as pessoas que nos têm apoiado de forma constante”, disse Paulo Oliveira.
A participação da dupla Oliveira e Couto contou com o patrocínio de Access Bank, Cine Group, Agência de Viagens Cotur, Caetano, Intelec Holdings, Txilar, Dream Media, Jocel, Palma Seguros, Remax Universal, ATCM e Ferpinta Moçambique.