O empresário Abdul Gafar Gulam já se encontra em Maputo, após ter sido detido em Lisboa, Portugal, no âmbito do processo-crime conhecido como “Operação Stop BC”.
Segundo informações ligadas ao caso, o arguido será presente, na próxima quinta-feira, a um juiz de instrução criminal para o primeiro interrogatório judicial, fase determinante para a definição das medidas de coacção a serem aplicadas.
O processo, identificado como n.º 3/GCCCOT/22, envolve um total de 40 indivíduos e 32 empresas constituídas como arguidos. As investigações apontam para suspeitas da prática de vários crimes, entre os quais branqueamento de capitais, fraude fiscal, associação criminosa, falsificação de documentos e uso de documentos falsos.
Abdul Gulam encontrava-se fora do país e em parte incerta há algum tempo, sendo a sua localização e posterior detenção em Portugal consideradas um avanço significativo para o desenrolar do processo. A sua extradição para Moçambique permite agora às autoridades judiciais aprofundar o interrogatório e consolidar elementos de prova.
A chamada “Operação Stop BC” tem vindo a ser apontada como um dos processos mais complexos dos últimos anos no combate à criminalidade económico-financeira no país, envolvendo redes empresariais e suspeitas de esquemas sofisticados de movimentação ilícita de fundos.
Com a chegada do empresário ao país, espera-se que novos desenvolvimentos possam surgir nos próximos dias, à medida que o processo entra numa fase mais avançada no sistema judicial moçambicano. (Moz24h)
