Por Fátima Mimbire
A Renamo acabou de golpear-nos a todos ao escolher Ossufo Momade. Isso diz muito sobre os que nele votaram e sabemos o que está por detrás desse voto: benefícios.
Estamos todos chocados, mas não desanimemos. É facto que Chapo já se pode considerar Presidente da República. O Venâncio não vai conseguir nada, mesmo que venha como independente: o CC vai lhe barrar e ele não terá estrutura para lutar contra o CC.
O que deve se fazer agora é bebermos água para nos acalmarmos e começarmos a pensar inteligentemente.
A única forma de travar abusos da Frelimo, que vai governar, infelizmente, é tirar-lhes a hegemonia na Assembleia da República.
Espero que como moçambicanos sejamos sérios, porque é a unica forma de salvar o país. Não votem na Frelimo e nem na Renamo para a AR. Tem aí o MDM, a Nova Demicracia e o Podemos. São partidos de jovens, que nos podem honrar com um debate de qualidade na AR e obrigar o governo a negociar. Isto é ciência, meus caros.
Portanto, nem tudo está perdido. Depende de nós.
Não vote na Frelimo para dar uma lição na Renamo. Simplesmente, não vote nem na Frelimo e nem na Renamo, sãoo consórcio dos inimigos do progresso de Moçambique. Que a Renamo deixe de ser o maior partido da oposição e com, no máximo, 25 assentos na AR, para que aprendam a não trair o povo. E a Frelimo que tenha só 100 deputados, para não serem arrogantes.
Acordem! Podemos fazer e ser a mudança que queremos neste país. Olhemos para as alternativas existentes.