(MRM), em colaboração com os Serviços Distritais de Planeamento e Infra-estruturas (SDPI) de Montepuez, entregou furos e lajes para latrinas melhoradas, no âmbito do seu programa WASH (Água e Saneamento e Higiene), com o objetivo de proporcionar as comunidades locais um maior acesso a água potável e saneamento. Diz a mineradora Montepuez Ruby Mining em seu comunicado de imprensa enviado a nossa redacção
Especificamente, a MRM entregou cinco novos furos as comunidades do distrito de Montepuez, Nanhupo A, Nanhupo B, Mpene, Nairoto e Mararange, e reabilitou mais 21 furos: 19 em Namanhumbire um em Nairoto e Mararange.
Prevê-se que, um total de 52.000 habitantes locais, venham a beneficiar destas infra-estruturas de abastecimento de água potável. O projeto incluirá igualmente formação para os comités comunitários de gestão da água, a fim de assegurar a manutenção contínua dos furos. O custo de construção e reabilitação dos furos totalizou cerca de 4,1 milhões de MZN (65.600 USD).
Adicionalmente, num esforço para melhorar o saneamento, a MRM também entregou formalmente 300 lajes de latrinas melhoradas a beneficiários locais.
O projeto visa construir e distribuir as 1000 latrinas melhoradas previstas até ao final de 2023, que serão distribuídas a : 500 famílias para o posto administrativo de Namanhumbir, 250 famílias para Nairoto e outras 250 para Mapupulo. As lajes foram construídas em conjunto com os beneficiários locais que receberam formação para participarem na construção. O custo total das latrinas é de 3,1 milhões de MZN (49.800 USD).
Zefanias Mawawa, Diretor de Responsabilidade Corporativa da MRM disse: “Avenda de rubis extraídos em Montepuez deverá trazer benefícios para os moçambicanos. Ao implementar projectos sociais, pretendemos ter um impacto positivo nas comunidades locais.”
Cassiano Bernabé, chefe do Posto Administrativo de Namanhumbir, elogiou o apoio da MRM, dizendo: “Esta contribuição da MRM era necessária para as nossas comunidades, especialmente numa altura em que se aproxima a época das chuvas e já temos casos de cólera no Posto Administrativo de Namanhumbir. Aintervenção da MRM no sentido de proporcionar acesso a água potável e saneamento deixa-me feliz. Quero apelar às comunidades para que preservem estas infra-estruturas, porque só assim as nossas condições de vida continuarão a melhorar.”
A MRM desembolsou um total de 7,3 milhões de MZN (115.400 USD) para implementar estes projectos no âmbito do seu programa WASH, incluindo a construção e reabilitação de furos e o fabrico e distribuição de lajes.
Até dezembro de 2022, a MRM apoiou a construção de 17 furos e a reabilitação de outros 23, no posto administrativo de Namanhumbir, nos centros de deslocados de Ntele, Mirate, Nanhupo B e no distrito de Ancuabe.