A Montepuez Ruby Mining (MRM) distribuiu, recentemente, um total de 18,2 toneladas de sementes variadas a 650 famílias abrangidas pelo projeto de Agricultura de Conservação e Segurança Alimentar, implementado no âmbito das atividades de responsabilidade corporativa da MRM. As famílias, provenientes de oito (8) aldeias em redor da concessão da MRM, nomeadamente Namanhumbir, Nanune, Nsembia, Npene, Nseue, Nanhupo A, Nanhupo B e Chimoio, receberam as sementes para a primeira campanha agrícola. Diz a mineradora em seu comunicado de imprensa
Para além das sementes, a MRM forneceu 32,2 toneladas de fertilizante orgânico (NPK) e um total de 327 litros de produtos de controlo de pragas para ajudar no êxito da campanha agrícola de 2023/2024.
O objetivo deste apoio é aumentar a segurança alimentar das famílias e encorajar um excedente de culturas de elevado valor comercial, como o gergelim e a soja, para criar receitas que reforcem os meios de subsistência e o desenvolvimento das comunidades.
Na cerimónia de entrega, Lucas Sete, Oficial Sénior de Ligação com a Comunidade da MRM, comentou: “Para a campanha agrícola de 2023/2024, o nosso objetivo é chegar a 650 famílias beneficiárias, um aumento de 50 famílias em relação à campanha anterior. As sementes melhoradas distribuídas são certificadas pelo instituto de investigação do país e espera-se que aumentem a produção e a produtividade nos campos. O aumento da produção vai apoiar os esforços para ultrapassar a insegurança alimentar.”
Os beneficiários estão atualmente envolvidos no processo de sementeira em campos individuais e colectivos, com a assistência de técnicos da MRM.
O custo total desta primeira fase de produção agrária está estimado em 5.318.710 Mt (83.104,84 USD).