A Gemfields anuncia que a Montepuez Ruby Mining Limitada (“MRM”), na qual detém uma participação de 75%, celebrou um contrato juridicamente vinculativo com a Consulmet (Africa) Limited (“Consulmet”) para construir uma unidade de processamento adicional na mina de rubi da MRM, em Moçambique.
No comunicado de imprensa enviado a nossa redação a mineradora em Montepuez com a referida planta espera poder incrementar a sua produção “ A segunda planta triplicará a capacidade de processamento da MRM, evoluindo das actuais 200 toneladas por hora para 600 toneladas por hora, permitindo que a MRM processe seu stock considerável, traga ao mercado rubis mais variados em termos de tamanho e cor, bem como a expansão para novas áreas de mineração dentro da concessão.”
Trata-se de um “contrato chave-na-mão de montante fixo” baseado nas boas práticas da indústria e da Federação Internacional de Engenheiros Consultores (“FIDIC”), com as obrigações de pagamento da MRM acordadas na moeda sul-africana (Rand) e equivalentes a aproximadamente USD 70 milhões (a taxas de câmbio recentes, excluindo IVA e taxas governamentais). Sujeito a marcos especificados, estima-se que 30% deste custo cairá em 2023 e 60% em 2024, sendo o restante pago em 2025. Além disso, a MRM espera uma expansão modesta de sua frota de mineração até 2025, com capacidade adicional notável sendo registada em 2026.
A nova planta de processamento, financiada por recursos de caixa e dívida, deve entrar em operação durante o primeiro semestre de 2025.
O Diretor-Geral da MRM, Prahalad Kumar Singh disse: “Este é o maior investimento alguma vez feito pelo Grupo Gemfields e representa o nosso compromisso contínuo com a província de Cabo Delgado, com Moçambique e com as nossas comunidades locais, para quem empregos adicionais e desenvolvimento económico são de importância crucial. Estendo a minha profunda gratidão a todas as partes interessadas, incluindo a nossa equipa de trabalho árduo e os nossos parceiros na Mwiriti Limitada e no Governo de Moçambique pelo seu apoio e incentivo contínuos em fazer da MRM um contribuinte líder em Cabo Delgado.” (Moz24h)