Foto : Estacio Valoi/ Ouro/ Safira
Por Estacio Valoi
Desde a passada sexta feira pelo menos 30 pessoas são dadas como mortas em Lureco nos distritos de Marrupa e outras em Mavago na província do Niassa.
Moçambique é um dos países que possui dos mais ricos depósitos de pedras preciosas do mundo onde muitas das vezes os depósitos são descobertos e minerais extraídos por mineradores artesanais na sua maior parte ilegais sem acesso ao mercado formal assim como também envolve outras nacionalidades na sua maior parte provenientes da África Ocidental e não só.
O comércio ilegal de minerais preciosos está largamente centrado no norte de Moçambique e a sua venda em mercados ilegais envolve não apenas mineradores artesanais ilegais, comerciantes mas também fazem parte desta rede de contrabando funcionários locais corruptos que vão desde diretores, comandantes da policia, migração, alfandegas e outros.
O garimpo ilegal em busca de diversos recursos, como ouro, é um problema que afeta várias zonas do interior do país, provocando destruição de terras de forma desorganizada e insegura.
Segundo fontes no local as referidas mortes tiveram lugar na zona tampão da Reserva do Niassa onde sete foram causadas pelo deslizamento de terra enquanto que as restantes foram devido ao surto de cólera vem se registando naquela parcela do Pais .
Durante a época chuvosa as mortes registadas por deslizamento de terra nas áreas de mineração são constantes devido a fragilidade do terreno assim como as pessoas são mais propensas a adquirir a doença da cólera.
Foto: Estacio Valoi/Reserva Especial do Niassa
Segundo Suizane Rafael do Jornal Faisca neste momento no distrito de Marrupa confirmou sobre as referidas mortes. ‘Aqui em Marrupa só se fala disso. Estas mortes ocorreram nas minas de safira.. Onde temos na sua maioria moçambicanos a cavar. Essa área esta situada na zona tampão da Reserva do Niassa.
“ Desde sexta feira dia 31 março são quase 30 mortos .. registados na zona de Lureco, no rio Lureco próximo a coutada de caca da Majune e a Metaphiri Safaris devido a mineração ilegal. Houve deslizamento de terra . Em Lureco os Moçambicanos são os que fazem a mineração e temos Tanzanianos que são compradores, quase 30 mortos. Muito triste. Aqui na vila de Marrupa só se fala disso.”” Disse a a fonte’
Outras fontes reconfirmaram a nossa reportagem que as mortes que vem ocorrendo são tem como causas a mineração e o surto de cólera.
‘ Na mina de ouro morreram 7 pessoas devido ao deslizamento de terra, mas aqui em Marrupa e Mavago também temos pessoas que morreram devido a doença da cólera.’ Disse a fonte.
Até o momento da nossa publicação tivemos pronunciamento nenhum por parte das entidades governamentais (Moz24h)