O presidente da TotalEnergies, Patrick Pouyanné, reconheceu esta sexta-feira, 17 de Maio, em Kigali, “progressos positivos” para a retoma do megaprojecto de gás natural da multinacional francesa na província de Cabo Delgado, mas sem se comprometer com prazos.
“Estamos a trabalhar nisso e é melhor continuar de forma gradual”, disse Patrick Pouyanné, questionado pelos jornalistas, no Ruanda, após uma reunião com o Presidente da República, Filipe Nyusi, em que foi analisado o estado do projecto da TotalEnergies, de 20 mil milhões de dólares (1,2 biliões de meticais), e a segurança em Cabo Delgado, tendo em conta os ataques de insurgentes que continuam a verificar-se.
“Discutimos as condições para retomar o projecto em Cabo Delgado. Acredito que temos progressos positivos com todos os empreiteiros e, desse ponto de vista, estamos prontos para retomar. Estamos também a trabalhar com todos os financiadores, para retomar o financiamento do projecto, e está tudo a progredir bem”, acrescentou o responsável da multinacional francesa, citado pela agência Lusa.