O Purchasing Managers Index™ (PMI™) do Standard Bank revelou que a actividade empresarial em Moçambique voltou a cair no passado mês de Dezembro, ou seja, pelo segundo mês consecutivo, terminando na posição mais fraca desde o início de 2023.
“As empresas terminaram o ano com os volumes da carteira de encomendas a caírem para território negativo e os níveis de actividade e de compras continuaram a diminuir, conduzindo à maior redução dos stocks desde Julho”, avançou o documento divulgado nesta quinta-feira, 4 de Janeiro, pela Lusa.
De acordo com o estudo, as empresas moçambicanas reduziram os seus níveis de produção em Dezembro, com a diminuição a acelerar ligeiramente, mas a permanecer globalmente modesta.
“A diminuição da actividade deveu-se, em grande medida, a vendas fracas e ao esgotamento dos inventários. As empresas observaram que o poder de compra dos clientes tinha enfraquecido devido ao aumento das taxas de juro, embora a taxa de declínio das novas encomendas tenha sido, em geral, apenas ligeira”, referiu.
Comentando estes resultados, o economista-chefe do Standard Bank, Fausio Mussá, observou que “esta queda no índice reflecte principalmente as contracções na produção, nas novas encomendas, nos stocks e na quantidade de aquisições, o que aponta para uma procura agregada moderada”.
“Em Dezembro, as empresas enfrentaram custos de aquisição mais elevados, mas não conseguiram aumentar os preços de venda na mesma magnitude, devido à fraca procura. Esta situação é consistente com o facto de o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) se manter baixo devido a um fraco investimento e aos efeitos combinados das actuais pressões fiscais e de uma política monetária restritiva”, descreveu.
O índice PMI já tinha caído em Novembro, pela primeira vez desde Janeiro, para 49,6 valores, sendo que em Dezembro voltou a reduzir, situando-se nos 48,8 valores.
“Valores acima de 50 mostram uma melhoria nas condições das empresas, enquanto valores abaixo revelam uma deterioração”, concluiu Fausio Mussá.
O Purchasing Managers Index (PMI) publicado mensalmente pelo Standard Bank resulta das respostas de directores de compras de um painel de cerca de 400 empresas do sector privado. (DE)