Por Nacir Cláudio
Este conflito está em risco de se prolongar para mais tempo e se transformar em um (Sudão).
São milhares de famílias desmembradas em tempos de Incertezas.
Metuge dista cerca de 35 Km de Pemba cidade e isso mostra que os terroristas estão a bailar em zona sul da província onde não havia maior atenção de militares que aguarnecem em Palma.
Milhares de pessoas estão passar noites de incertezas do novo fenômeno
Os terroristas já tinham passado no mês de Janeiro dia 28 decapitando uma pessoa.
Tendo deixado a sua marca de terror e Pânico.
Não há nenhum indicador que mostra resistência aos movimentos dos homens terroristas.
Desta vez escalaram no dia 06 do mês corrente e deixando milhares de pessoas em pânico, e do outro lado punham fogo nas casas de população de Aldeia Pulo.
Isto coloca em risco o sistema de abastecimento de água de Pemba que justamente parte daquele ponto ‘A’ para torneiras de Pemba.
Está guerra nunca foi tão estranha como agora!
Um dia depois de ter ocupado, temporariamente, a vila sede do distrito de Quissanga, os terroristas assaltaram a Ilha das Quirimbas, uma das ilhas do distrito do Ibo. Segundo relatos, os insurgentes assassinaram dois agentes das Forças de Defesa e Segurança.
Um membro da (UIR) comandante da companhia e um membro da PRM estes viriam a serem atingidos por terroristas e mais um membro da polícia Lacostre que não quis abandonar a posição da Ilha das Quirimba este que foi decapitado por terroristas depois de ser atirado no pé para não ter forças de escapar os terroristas aproximaram e cortaram a cabeça dele depois de saber que era um policial de acordo com os relatos da população que está naquela ilha sub pressão dos terroristas que escalaram desde de Sábado passado.
A população local com medo estão escondidos nas matas que fica para lá no bairro Milamba das Quirimba.
E os terroristas estão a se retirar aos poucos pela noite através de barcos depois da maré encher eles saem de barco e depois os barcos voltam para a ilha esperar a noitecer para poder sair.
Porque de dia temem cruzar com a força naval e os helicópteros que estão em prontidão para qualquer eventualidade de movimento dos terroristas.
A estratégia de sair noite compromete às operações devido a situação de os terroristas estarem a usar os civis como escondo de proteção.
Os moradores estão em um total desespero numa altura em que os terroristas saquearam tudo o que é produto alimentar.
Depois de ter controlado a ilha, de acordo com os habitantes da ilha “eles mataram uma vaca, cozinharam e convidaram algumas pessoas da aldeia para se juntar à refeição”.
“Desde que assaltaram Quirimba, aqui no Ibo as pessoas vivem com medo e as autoridades obrigaram as pessoas a permanecerem dentro de casa por razões de segurança. Ninguém pode sair de casa por ordens das Forças de Defesa e Segurança, porque eles ameaçam vir a Ibo depois de Quirimba”, revelou um habitante da ilha do Ibo.