O Ministro dos transportes e comunicações reiterou o comprometimento do governo de Moçambique, em remover todas as barreiras que afectam o desenvolvimento de espaços económicos integrados, para assegurar a maior mobilidade de pessoas e bens nos países da região austral de África.
Mateus Magala, falava esta quinta-feira, na cidade de Blantyre, na abertura da reunião ministerial da comissão conjunta de transportes e comunicações de Moçambique e Malawi.
Na ocasião, Magala afirmou ser da responsabilidade do seu sector, materializar a visão expressa pelos presidentes Filipe Nyusi de Moçambique, Lazarus Chakwera do Malawi e Hakainde Hichilema da Zâmbia, que a 07 de Outubro deste ano, que reafirmaram ao mais alto nível a vontade dos três países em revitalizar o corredor de Nacala e mover as economias da região.
Para o ministro dos transportes e comunicações de Moçambique é neste contexto que ser imprescindível a implementação de reformas que permitam a transformação dos corredores de transporte em corredores económicos, através da promoção da industrialização, agricultura, comércio, o turismo entre outras actividades.
Para Magala, a reunião ministerial que hoje termina, representa um marco importante no desenvolvimento dos dois países, pois, as redes ferroviárias e rodoviárias tornam as economias das duas nações muito interligadas, como um espaço único de oportunidades de negócio.
Espera-se que os ministros dos transportes e comunicações de Moçambique, Mateus Magala e do Malawi Jacob Hara, formalizem ainda esta quinta-feira os consensos alcançados pelas equipas técnicas que estiveram reunidas desde a passada segunda-feira. (RM)